28 de jan. de 2010

Ferradura no bumbo?

Muita gente na hora de microfonar o bumbo da bateria tem sempre que dar um "jeitinho" para achar o ponto ideal de microfonação... isso é, aqueles que realmente se preocupam com a captação de forma correta.


Já vi muitas formas, inclusive uma além de me deixar intrigado... deixou um amigo baterista muito nervoso.... uma garra das chamadas LP bem apertada no aro do bumbo para segurar um mic... Deve ter marcado não só o instrumento como o dono... hehehehehe

Mas olhando por ai me deparei com esta engenhoca que seria interessante os donos dos instrumentos terem como acessório. Trata-se do Kelly Shu, uma espécie de ferradura que é fixada com alças de mola, onde vc pode montá-la dentro do bumbo, ou fora dele prendendo-o na fixação das canoas do tambor.


O suporte oferece condições de se colocar tanto um AKD D112 por exemplo, que gosto muito, como também um RE-20 da Electrovoice. Ainda não vi ninguém com esse sistema, mas seria interessante a rapazeada atentar pra esta idéia.

Mais detalhes: www.kellyshu.com

26 de jan. de 2010

Shure lança PSM 900 em Feira nos EUA

Aconteceu entre os dias 13 a 17 de Janeiro deste ano a maior feira de música dos Estados Unidos, a NAAM Show. O evento contou com mais de 1.500 marcas em exposição e cerca de 90 mil visitantes.


Um dos destaques desta feira foi o lançamento do novo Ear da Shure, o PSM 900. O sistema promete chegar no mercado e assumir a monitoração de muitos artistas. Na opinião do representante do Monitorland, Eder Moura, o som pareceu muito claro e limpo, sem nenhum ruído ao fundo,faltando um pouco de grave nos phones, os cabos agora vem com conectores para melhor conforto e durabilidade ( Quebrou trocou ).

PSM 900s transmissor P9T foi otimizado para reduzir a freqüência de intermodulação, permitindo até 20 canais compatíveis para operar simultaneamente em uma (36 MHz, banda de freqüência). O recurso CueMode permite monitorar até 20 fases diferentes combinações em um único portátil com o toque de um botão. Engenheiros de som pode agora simplesmente ouvir o que o intérprete ouve, sem a necessidade de qualquer equipamento adicional. Um RF Mute Switch funções como o "não perturbe" RF Button. Ideal para festas e eventos multi-local, este botão de painel frontal do transmissor P9T ativa ou desativa a transmissão de RF, permitindo a operação de instalação, sem perturbar o ambiente de RF.

Fonte: Monitorland

25 de jan. de 2010

Pequeno e versátil


Estive em São Jose da Coroa Grande-PE na sexta 22 para mais um show com o Felipão. A sonorização do evento ficou por conta da SD Sonorização que nos atendeu muito bem. Destaco a eficiência do PA FZ Audio J08A.

O pequeno Line Array de duas vias amplificado conta com dois auto falantes de 8" mais um Driver de 1.4" e diafragma de 3". Tanto o falante como o driver são de neodímio.

Para conhecer mais do Line vá até o site da FZ Audio http://www.fzaudio.com.br/

TRF/3ª Região decide pelo fim da exigência da carteira da Ordem dos Músicos do Brasil em SP

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região decidiu, por unanimidade, a proibição da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) fiscalizar os músicos bem como exigir a inscrição na entidade.

O Acórdão garante aos músicos do Estado de São Paulo o direito de exercício da profissão, sem necessidade de prova, inscrição na OMB e sujeição ao regime disciplinar específico. O Acórdão destaca, entre outros pontos, que "a Lei nº 3.857/60 não exige o registro na OMB de todo e qualquer músico para o exercício da profissão, mas apenas dos que estão sujeitos à formação acadêmica sob controle e fiscalização do Ministério da Educação".

“De agora em diante os músicos do estado de São Paulo não podem mais ser fiscalizados pela OMB e nem tampouco ter a obrigatoriedade da inscrição na mesma”, disse Giannazi em seu pronunciamento na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Giannazi fez também uma representação no Ministério Público Federal pedindo a suspensão de vários artigos da Lei 3857/60 - que criou a Ordem dos Músicos do Brasil. Depois de julgada pelo Supremo, a ação pode passar a valer em todo o território nacional, desobrigando músicos da inscrição na entidade.

O Acórdão está disponível no site do Tribunal Regional Federal (www.trf3.jus. br). Para quem quiser consultar na íntegra, o número do processo é 2005.61.15.001047- 2.

Fonte: Blog do Miqueas Almeida

21 de jan. de 2010

"De arrebentar..."

O meu grande brother Sarquis Fermaniam disponibilizou pra galera através do YouTube uma pequena parte do que está em seu CD recentemente gravado no estúdio Som do Mar, do conhecido Anfrisio Rocha, o qual também participa tocando baixo e sendo técnico de gravação. O batera é nada mais nada menos que o Ronald Sub... Abraço a todos e vamos conferir um pouco do trabalho solo do Sarquis... Ahhh... Aguardem novidades acerca do Vox Dei...

13 de jan. de 2010

Felipão Elétrico 2010

Novo cd do Felipão - Elétrico 2010.
Antes mesmo de ser produzido em quantidade, o CD ao vivo com o repertório de carnaval já aparece por aqui... Exclusividade do blog!

Para baixar o CD em Mp3 clique AQUI


bAiAnO CD´s

Instumental.CE realiza 9 shows a partir desta quinta


Um novo festival se soma ao calendário de eventos musicais. Com nove shows de artistas cearenses, o I Ceará Instrumental acontece de amanhã a sábado

Se os espaços para a música instrumental poderiam ser mais numerosos e constantes na noite de Fortaleza, o calendário de eventos voltados para esse universo musical vem ganhando reforços nos últimos tempos. Como principal destaque, o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga segue atraindo um público fiel a cada carnaval na serra, com uma costumeira sequencia na capital. O Centro Cultural Banco do Nordeste também promove seu festival instrumental, além de shows semanais reservados para o jazz, o erudito e o instrumental brasileiro. Mesmo também passando pelo canto, ps festivais Música na Ibiapaba e Mel, Chorinho e Cachaça, ambos realizados em Viçosa do Ceará, também abrem generosos espaços para a música da improvisação. E, em dezembro do ano passado, o Choro Jazz Jericoacoara se somou a esse leque de opções.

Além desses e de outros eventos, a cena instrumental cearense conta com um novo festival, a partir deste janeiro. Tem início amanhã o I Ceará Instrumental. Até sábado, serão nove shows, todos com músicos cearenses, reunindo diferentes formações e estilos, sempre no anfiteatro, a partir das 20 horas, com entrada franca.

Segundo os organizadores, o festival surge como uma alternativa, em um contexto em que chama atenção o contraste entre o Ceará vendido como a "terra do forró" e o grande número de instrumentistas dedicados a outros gêneros musicais, muitas vezes sem tantos canais de contato com o público.

"O festival vem pra isso, pra ter foco no instrumentista cearense, criar espaço pra esses músicos, que são muito bons, precisam ser mais conhecidos. E ainda não contavam com um evento exclusivo para eles", ressalta Vânia Ribeiro, da Indica Comunicação e Eventos, realizadora do festival, que conta com patrocínio do Governo do Estado e apoio do Centro Dragão do Mar. "Por isso fizemos questão de ter uma programação toda com músicos cearenses. Nas próximas edições, podemos até ter algum músico de fora, mas convidado, tocando junto com um instrumentista daqui", cogita, já adiantando a disposição de assegurar que o evento se repita, sempre na primeira quinzena de janeiro.

Do evento ao movimento

Trabalhando com música instrumental desde a primeira metade dos anos 90, quando tocava o Absoluto Bar, no Morro Santa Teresinha, Vânia Ribeiro, que também já atuou na produção do Festival de Guaramiranga, afirma que o novo evento pretende, além de reunir um público numeroso nas três noites, contribuir para o crescimento da cena, ao longo do ano. "Nosso objetivo, na verdade, é começar um movimento junto com os instrumentistas, fortalecer essa cena no Estado, ir além do evento. Trabalhar a música instrumental durante todo o ano. O Ceará Instrumental acontecendo como um grande encontro final dessa movimentação", sugere, destacando a cooperação dos músicos. "Todos os artistas que estão nessa primeira programação, e outros músicos também, compreenderam e abraçaram a ideia, estão realmente fazendo o festival junto com a gente. Assim como o pessoal do som e da luz, o Dragão do Mar. Todos estão dando esse apoio ao projeto".

Para a produtora, o cenário da música instrumental alterna bons períodos e épocas de entressafra, quanto aos espaços abertos para shows mais frequentes, na capital cearense, "O Festival Jazz & Blues deu uma grande incrementada nesse mercado de Fortaleza, muitas casas passaram a oferecer jazz, blues, instrumental... Depois isso foi dando uma esfriada. Mas o principal, que é o público, nunca deixou de existir. Por isso estamos apostando forte no festival e no que surgir a partir dele".

Entre os destaques da programação, uma homenagem ao violonista Manassés de Sousa, se apresenta no sábado, assim como o baixista Nélio Costa e a dupla de tecladistas-acordeonistas Italo Almeida e Renno Saraiva. Já amanhã acontece a abertura do evento, com os metais da Assaré Band (com nada menos que 18 integrantes, arregimentados pelo saxofonista Ferreira Jr.), o baixista e compositor Aroldo Araújo e o violonista e bandolinista Carlinhos Patriolino. Na sexta, palco para o som autoral da Marimbanda e do Projeto Timbral, além do violão do jovem Cainã Cavalcante. Sons do novo festival.

PROGRAMAÇÃO

Quinta, 14/1
Assaré Band
Aroldo Araújo
Carlinhos Patriolino

Sexta, 15/1
Marimbanda
Cainã Cavalcante
Timbral

Sábado, 16/1
Nélio Costa
Manasses de Sousa
Ítalo & Renno

Todos os shows começam às 20 horas, no Anfiteatro do Dragão do Mar, e têm entrada franca (ingressos distribuídos a partir de 18h, na bilheteria do Espaço Mix, perto do planetário). Contatos: 3246-3402

Fonte: Diário do Nordeste

8 de jan. de 2010

P.O.D. anuncia nova turnê pelo Brasil


Está marcado para o mês de março o retorno do grupo P.O.D. - Payable of Death - ao Brasil. A banda norte-americana de New Metal com temática cristã anunciou através da agenda no MySpace que fará sete apresentações pelo país.

Os shows serão entre os dias 20 e 28 de março nas cidades de Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, São Gonçalo, Recife e Vitória. Outras cidades ainda podem ser anunciadas. Além do Brasil, a banda se apresentará na Argentina, Guatemala e Colômbia.

Abaixo as informações divulgadas pela banda:

20/03/2010 - Goiânia/GO
Faculdade Sul-Americana

21/0/2010 - Brasília/DF
Universidade de Brasília

24/03/2010 - Belo Horizonte/MG
Music Hall - Av. do Contorno, 3.239

25/03/2010 - São Paulo/SP
Via Funchal - Rua Funchal, 65

26/03/2010 - São Gonçalo/RJ
Clube Mauá - Av. Presidente Kennedy, 635

27/03/2010 - Recife/PE
Clube Português - Av. Rosa e Silva, 172

28/03/2010 - Vitória/ES
Ilha Acústica - Alameda Ponta Formosa, 350

Fonte: Território da Música


6 de jan. de 2010

Ensaio sem barulho... É possivel!

Uma solução para a galera que sofre com a dificuldade de ensaios por conta de não ter um estúdio acusticamente tratado para não pertubar a vizinhança está no mercado. O Jam Hub parece ser uma solução bem inteligente para este problema.

Cada canal tem uma entrada de linha e outra de microfone, com saida de fone individual e com um mix auxiliar que permite ao músico dosar qual volume quer ouvir os outros musicos...

Veja o vídeo:

5 de jan. de 2010

´Guerra´ ao abuso de som já notificou 3,6 mil


Fonte: Diario do Nordeste

SSPDS coordena as operações contra os abusos de som alto e estabelecimentos irregulares na RMF

Um total de 2.417 veículos multados, 390 deles rebocados ao depósito do Detran, 3.698 procedimentos instaurados e 108 estabelecimentos comerciais fechados porque funcionavam sem alvará. Este é o balanço da ´Operação Silêncio´, que completou 240 dias desde sua deflagração no ano passado, abrangendo Fortaleza e vários Municípios que compõem a sua Região Metropolitana (RMF).

O balanço é da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), gestora da operação que engloba, no campo operacional as polícias Civil e Militar, o Detran, Corpo de Bombeiros, Juizado da Infância e da Adolescência, guardas municipais, secretarias do meio-ambiente e o Ministério Público estadual.

O combate ao abuso de som em alto volume tem se constituído no principal foco das operações, conforme as autoridades. Prova disso foi o que aconteceu há duas semanas, quando a PM teve que agir com rigor para coibir o som alto produzido por um grupo de jovens em plena Avenida Washington Soares. Houve desacato aos policiais e agressão. O grupo recebeu voz de prisão e foi parar no 13º DP (Cidade dos Funcionários).

Ação

Além da apreensão do equipamento de som (no caso dos conhecidos ´paredões´) ou dos veículos, os guiadores ou proprietários, são levados à delegacia e ali é feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), procedimento que, em seguida, é remetido a um dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Além de pagar multa pela infração do trânsito, o acusado ainda responde processo por crime de menor potencial ofensivo. As multas variam de valor de acordo com a infração constatada pelas autoridades.

A avaliação dos 240 dias de operação será realizada na manhã desta terça-feira pela SSPDS e representantes dos órgãos estaduais e municipais que participam das operação.

Apreensões

Segundo a SSPDS, através de sua Assessoria de Comunicação Social, as ações são apoiadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e acontecem, com maior frequência, nos fins de semanas.

Em Aquiraz, Município integrante da RMF, foi registrado um aumento de 20 por cento na procura de proprietários de bares e restaurantes para regularizar a situação do estabelecimento. Em Caucaia, esse aumento foi da ordem de 35 por cento. Já em Fortaleza e Maracanaú, entre 60 e 65 por cento.

Setenta e seis Termos Circunstanciados de Ocorrência foram lavrados nesses 240 dias por conta de infração ao artigo 42 da Lei das Contravenções Penais, que trata do delito de abuso ao sossego alheio, cuja pena varia de 15 a três meses de prisão, além do pagamento de multa estabelecida pelo juiz. Em Fortaleza, as denúncias podem ser encaminhadas pela população à Ciops, no fone 190.

2 de jan. de 2010

Já viu uma dessas?

Galera, estive no dia 30 de Dezembro em Buriti dos Lopes no Piauí, cidade próxima a Parnaíba e me deparei com essa "engenhoca". É comum chegarmos nas cidades onde vamos tocar e ter uma divulgação dos shows em carros de som, mini-trios etc... Até moto com som já vi, mas igual a essa é a primeira vez...
Estava caindo um "toró" na cidade e estavamos inclusive preocupados com a situação da festa, quando de repente vem dobrando na esquina essa motoca turbinada de som... e vou te falar... bem interessante por sinal.


Foi um momento de descontração para a equipe que estava do lado de fora da pousada.
A festa em Buriti foi bacana sem prejuízos por conta da chuva. No dia seguinte seguimos para Icó-CE onde tocamos na praça e comemoração a chegada de 2010.