20 de jul. de 2010

Rock in Rio retorna ao Brasil em 2011


Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, informou que festival será realizado na cidade no ano que vem.

O Rock in Rio deve mesmo retornar ao Brasil em 2011 - pelo menos foi o que informou o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Em evento na cidade, realizado neste domingo, 18, Paes disse à imprensa que a primeira obra para os Jogos Olímpicos de 2016 será a construção de um parque público, que também receberá eventos musicais.

"Vi a experiência do Rock in Rio em Madri e Lisboa, onde fizeram parques especialmente para o evento. Como a gente não teria condições de construir um local exclusivo para o festival aqui, a ideia é erguer um parque que será usado pelos atletas nas Olimpíadas. Já fica como legado dos Jogos", disse o prefeito, segundo a página online do jornal O Dia. De acordo com ele, o uso será feito por meio da locação dos organizadores, nos moldes dos eventos no Sambódromo. Com capacidade para até 150 mil pessoas, o parque será construído em uma área situada entre o Autódromo de Jacarepaguá, na Zona Oeste, e o Riocentro. Ele afirma que a desapropriação do espaço foi iniciada no começo de 2010 e que o anúncio oficial das obras de construção será realizado em 9 de agosto.

Em junho de 2009, Roberto Medina, organizador do Rock in Rio, já mostrava interesse em trazer o evento de volta para o Brasil em 2011 - após terem sido realizadas quatro edições em Lisboa, Portugal, e duas em Madri, na Espanha. "Tinha difundido a ideia de levar o festival de volta ao Brasil em 2014, na época da Copa do Mundo, mas a prefeitura do Rio quer que o evento se realize antes", disse ele, na época. Medina ainda havia revelado que o Rock in Rio teria três noites de pop rock, uma de metal e outra dedicada ao indie.

Segundo O Dia, Shakira e Radiohead foram citados como possíveis atrações. Medina tem interesse também em artistas direcionados ao publico infantil, como Miley Cyrus (da série Hannah Montana). O nome de Lady Gaga, uma das maiores artistas da atualidade, também foi citado como um dos anseios do evento. O Rock in Rio foi realizado no Brasil em 1985, 1991 e 2001.

Fonte: Globo.com

Forró completa 60 anos


'Forró de Mane Zito', primeira música do gênero, foi gravada por Luiz Gonzaga; sanfona de oito baixos é o instrumento símbolo do ritmo brasileiro

Com a sanfona no peito, Luiz Gonzaga traduziu a alma nordestina. O artista que se tornaria o “Rei do Baião” fez história na música brasileira. Há 60 anos, ele gravou o Forró de Mane Zito, a primeira música a ser batizada de forró.

Foi a partir deste disco, de 1950, que começou a popularização do forró. Naquela época, forró era sinônimo de “baile popular”, o chamado “forrobodó”.

“Hoje em dia, você pode chamar de forró uma festa ou o ritmo forró. Porque a partir de Luiz Gonzaga foi criado um ritmo forró”, diz o pesquisador Paulo Wanderley.

Na matriz dos ritmos nordestinos está a sanfona de oito baixos. Foi com ela que tudo começou. Os ritmos apressados, que embalam uma gente festeira por natureza surgiram na pequena caixa de fazer música.

Mas não se engane: a pequenininha é muito mais difícil de tocar, e, por isso, poucos sanfoneiros se atrevem a manter o legado dos grandes mestres.

À primeira vista, o que chama a atenção na caixa de madeira, fole e botões é a ausência do teclado. São os botões que funcionam como teclas. E outra curiosidade é que, no Nordeste, a sanfona de oito baixos ganhou uma afinação única no mundo, um sotaque nordestino.

“É um instrumento, sem dúvida nenhuma, muito difícil de se aprender a tocar. Abrindo é um tom, fechando é outro. É um instrumento que não obedece escala musical”, explica o sanfoneiro Luizinho Calixto.

Luiz Gonzaga compôs cerca de 700 músicas e fez questão de escolher o herdeiro que levaria adiante o gênero onde cabem todos os ritmos nordestinos. Dominguinhos não esquece o dia em que recebeu o reconhecimento: “Eu estava gravando forró no estúdio com ele e ele me apresentou, nesse dia, à imprensa, como o herdeiro artístico dele. Eu tinha 16 anos”, lembra.

Font: G1

19 de jul. de 2010

Grande Show em Fortaleza-CE

Na próxima quinta feira 24 estarei participando da sonorização de um dos maiores eventos católicos do Estado e do País. O Halelluya 2010 contará com uma apresentação mais que especial da dupla Italo e Renno, que tocará músicas cristãs num formato bem nordestino.

A expectativa dos organizadores é que o público chegue a mais de 650 mil pessoas durante todo o evento. Grandes nomes da cena musical católica estarão se apresentando, como o Pe. Fábio de Melo e o Ministério Adoração e Vida.

A sonorização de todo o evento será realizada pela Helisom de Natal.


14 de jul. de 2010

Cd Italo e Renno Ao Vivo em Massapê-CE


Opa galera do blog... Saudades de todos... Mesmo depois do corre-corre do São João os Shows continuam e agora com mais uma novidade.

A partir de agora alguns shows da dupla Italo e Renno estarão sendo disponibilizados para download na Internet. No último dia 09 de Julho tocamos na cidade de Massapê-CE na praça pública da cidade. O show foi gravado e disponibilizado para os internautas.

Agradeço a equipe do Flávio Som que nos atendeu cordialmente e com um equipamento de cima para nosso show.

Onde baixar:




5 de jul. de 2010

Empresa americana Harman oficializa compra da Selenium

O grupo americano Harman, do setor de áudio e entretenimento, finalizou a compra da brasileira Eletrônica Selenium S/A. A transação envolve a aquisição de todos os ativos e marcas da Selenium pelo grupo norte-americano. O valor não foi divulgado.

Fundada em 1958, a Selenium fabrica e vende soluções de áudio e entretenimento para os setores automotivo, musical, ambiental e profissional. A empresa está voltada ao segmento Premium do mercado e é líder no segmento de auto-falantes profissionais na América Latina.

Os cerca de 450 funcionários das fábricas de Nova Santa Rita (RS) e Manaus (AM) serão transferidos para a Harman, que também assumirá as operações comerciais nos Estados Unidos e na Europa. Os canais de venda da Selenium incluem uma rede de mais de 150 distribuidores no Brasil e dois centros de distribuição e logística nos EUA.

"O portfólio da Harman e a presença da Selenium no Brasil e América Latina permitirão novas oportunidade de negócios em todos os setores - automotivo, consumo e profissional", diz em nota Dinesh C. Paliwal, presidente e CEO da Harman.

O executivo Rodrigo Rihl Kniest, ex-superintendente da Selenium, vai atuar como country manager da Harman no Brasil. "Vemos grandes oportunidades na Copa do Mundo e Jogos Olímpicos que acontecerão no Brasil, além do Carnaval e grandes eventos musicais do país", diz em nota Kniest. A empresa forneceu para os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, e para o Festival de Música de Cartágena, na Colômbia.