26 de set. de 2010

Expomusic 2010 - Minhas impressões

Aconteceu na capital paulista entre os dias 22 a 26 a Feira Internacional da Música, conhecida pelo nome de Expomusic. A edição deste ano contou com a presença de várias marcas no setor de áudio, instrumentos e iluminação. Realizada na Expo Center Norte, a tradicional Feira mostrou-se forte e uma excelente oportunidade de negócios.


Freqüentei a exposição nos dias 22, 23 e 24, destinados aos profissionais da área. Gostei muito das novidades expostas e gostaria de destacar algumas aqui. Considero o Stand da Yamaha o mais completo e de melhor atendimento aos interessados. De todos os setores da Yamaha Musical, o de áudio realmente foi quem chamou atenção.
O expert dos produtos de áudio da empresa, Aldo Linhares. mostrou o novo console M7CL ES48, que trabalha com protocolo digital Ethernet através do Stage Box. Neste novo console também é possível se gravar trilhas referentes aos canais em separado através de softwares como o conhecido Nuendo. Outra novidade está nos insert´s que poderão ser feitos através de plugins da Waves dentro do sistema operacional proprietário da mesa. O stand contava com um local para pocket shows e as demonstrações eram feitas numa espécie de house mix de PA/Monitor.


A Staner trouxe como lançamento seu novo Line Array que sequer consta no site oficial da empresa (Sky 312 Pro). Duas peças estavam montadas no stand e quem passou por lá pode conferir a qualidade sonora deste novo sistema em Neodímio montado em 3 vias com DSP interno. A caixa conta com dois driver´s de 3”, quatro falantes de 6” e dois falantes de 12”.
O representante da empresa no Ceará, Adil Paixão e Renato Silva(foto acima), proprietário da Staner, estavam radiantes com o futuro da empresa. Apesar de o produto estar exposto, o mesmo parece ter alguns segredos que deverão ser conhecidos em breve. Mas acredito muito na parceria da empresa com a Clair Brothers. Com certeza esse novo sistema deverá causar uma excelente impressão não só no país como fora também.

(Mário Jorge, Rossy e Kalunga)

A Avid, dentro do stand da Quanta deixou em exposição seu console recém lançado, a SC 48. Personalidades e experts do produto no país estiveram no stand dando explicações sobre os produtos da Avid, tão comentados nos últimos tempos. Destaco a presença da Victor Pelúcia, Mário Jorge, Raul Barroso e Kalunga. Na oportunidade pude comentar um pouco sobre o workshop que acontecerá em Fortaleza no próximo dia 4, onde serão apresentadas com mais detalhes as superfícies de controle da Avid. Foi bacana conhecer Kalunga de quem sou fã.

A Roland, também com um stand bem interativo para seus clientes, colocou muitos dos seus equipamentos para testes. Baterias eletrônicas, teclados e principalmente os consoles V-Mixer 300 e 400, outrora citados aqui no blog como poderosas ferramentas de mixagem de áudio ao vivo.

A Triple Onda, empresa espanhola, demonstrou seu pequeno sistema ativo de caixa com 2 falantes de 6 polegadas e driver (Top 26 A). O pequeno sistema impressionou pela qualidade potência, deixando muita gente satisfeita com a reprodução sonora do pequeno gabinete. Afora este pequeno sistema, a empresa demonstrou seu Line Array XLA V2 e Sub SLA 118A.

Houve ainda bem, alguns momentos que gostei do que vi na feira. Principalmente no final do dia, onde alguns PA´s eram ligados. A Electro-Voive(EV) foi quem me surpreendeu com seu sistema de Line Array XLC127DVX. A caixa tem cobertura horizontal de 120º e realmente pude comprovar sua eficácia. O sistema estava recebendo o sinal de áudio de nada mais na da menos do que uma Midas Pro6.

Gostaria de citar que esperava mais preparo dos expositores da PRIDE, no que se refere aos produtos da Shure. Estive testando o PSM 900, e fiz uma pergunta para um representante do stand sobre o equipamento, que além de não saber responder, ele sequer foi atrás da informação com outro companheiro mais experiente, ou até mesmo um responsável da Shure no stand. Perguntei se o Ear-monitor estava trabalhando com algum tipo de limiter, pois não via variação de volume no aparelho. Tive que tirar minha dúvida sozinho, manuseando o aparelho. Lamento e espero que a PRIDE reveja este ponto em uma outra ocasião.

Outro caso que me deixou intrigado foi o esquecimento quanto ao falecimento do Eng. Solón do Valle, ocorrido no dia 11 de Setembro deste ano. Não vi nenhuma homenagem ou lembrança deste profissional que tanto serviu no áudio brasileiro. Nem mesmo no stand da revista que costumava escrever. Gostaria de ouvir ou ler alguma explicação sobre isso. Prova que esta exposição só visa realmente os negócios. Acho também que a classe técnica poderia ser vista de uma forma mais cuidadosa pelas empresas do ramo.

Lógico que andei e vi com muito cuidado todos os equipamentos de áudio que me interessavam e ficaria muito difícil citar todos aqui no blog. Espero que consiga dizimar alguns destaques da Feira aqui no blog nos próximos post´s.

14 de set. de 2010

Expomusic 2010 - Eu vou... Cobertura completa aqui no blog!

No próximo dia 22 estarei seguindo para a 27a Feira Internacional da Música (Expomusic 2010) que acontecerá São Paulo. Uma oportunidade de conhecer novos equipamentos e profissonais da música de todo país.

Em breve aqui no blog alguns posts sobre essa minha passagem pela conhecida exposição.

12 de set. de 2010

Áudio Brasileiro está de Luto. Morre Solón do Valle

O áudio nacional está realmente de luto. Apesar de quase sempre termos que andar vestidos como se estivéssemos de luto em nosso trabalho,nada mais propício para o momento. O silêncio é ensurdecedor para a comunidade brasileira do áudio. O país perde um dos maiores nomes no áudio.

O Engenheiro Sólon do Valle faleceu neste 11/09 no Rio de Janeiro em decorrência de problemas de saúde. Sólon foi o primeiro presidente da AES Brasil e era o editor técnico da 'musica e tecnologia', isso apenas pra ficar no simples. ELe também foi autor de grandes literaturas sobre áudio que ajudaram muitos técnicos e iniciantes.

Fonte: Audiolist e Gigplace

1 de set. de 2010

Roland faz treinamento em Fortaleza da M400 V-Mixer



A Roland Brasil, fabricante do console M-400 V-Mixer realizou treinamento para técnicos da cidade de Fortaleza nos dias 31/08 e neste 01/09 no Hotel Othon Palace, à Beira Mar. Alex (Roland Brasil) e Senio(Estação do Som, Mossoró-RN) foram os instrutores do primeiro treinamento realizado com 8 consoles interligados ao mesmo tempo no Brasil.

A empresa Roland trouxe um console para demonstração e utilização no treinamento e duas empresas da cidade (Fabisom e Arasom) disponibilizaram cada uma 4 consoles que serviram para dividir com os alunos. Todo o processo de treinamento tinha a participação direta dos técnicos, ou seja, tudo que era passado pelo telão era feito diretamente nos consoles. A interatividade foi o diferencial no aprendizado.

O sistema consiste na utilização de um protocolo Ethernet desenvolvido pela Roland chamado REAC(Roland Ethernet Audio Communication), onde o áudio analógico é recebido numa espécie de Medusa denominada de Digital Snake, que transforma os sinais em protocolo digital e envia aos consoles por um cabo de rede comum que utilizamos em computadores. Portanto não há Multicabo para enviar e splitar os sinais entre as mesas.


Mais informações sobre o console clique AQUI.