28 de out. de 2010

Shure lança em 2010 Beta 181


Projetado para posicionamento discreto e captação controlada em ambientes de estúdio e ao vivo.

* Com cápsulas intercambiáveis com múltiplas opções de padrão polar (cardióide, supercardióide, omnidirecional, bidirecional) e um microfone de baixo perfil e muito versátil quanto a captção e posicionamento.

* Projeto de diafragma pequeno e compacto facilita o seu posicionamento perto da fonte mesmo nos sets mais apertados.

* Um preciso deisign baseado na colocaçao lateral da capsula , com um recurso inovador de travamento entre capsula e pré-amplificador com conexões XLR integrada fazem do conjunto um primor de engenharia.

25 de out. de 2010

Maria Gadú assina parceria com Yamaha

A cantora Maria Gadú é a mais nova endorsee da Yamaha Musical do Brasil. Ela recebeu da multinacional japonesa os violões CPX900, NCX900R, NTX900FM e SLG120NW, que a partir de agora fazem parte do equipamento básico de seus shows.

Apesar do acordo ter sido formalizado agora, a relação de Maria Gadú com a Yamaha vem de antes. “Eu ganhei um Yamaha quando ainda estava gravando o CD. Usei pela primeira vez em um show voz e violão na Aliança Francesa, em março do ano passado. De cara eu me amarrei e não consegui mais desgrudar”, relembra a artista.

Segundo ela, o violão é praticamente uma extensão de seu braço. “Ele fica colado comigo quase que todos os dias. E agora tenho o meu inseparável Yamaha”, festeja.

Pe. Reginaldo Manzotti gravou DVD em Fortaleza-CE

Aconteceu no último sábado 23, no Aterro da Praia de Iracema em Fortaleza-CE, a gravação do DVD do Pe. Reginaldo Manzotti. Cerca de 1 milhão e 200 mil pessoas estiveram no evento para acompanhar e participar da gravação. A banda foi formada com a participação de 24 músicos. A cantora Fafá de Belém e o sertanejo Gustavo Lima foram os convidados da gravação.

A dupla cearense Italo e Renno além de participar mais cedo com uma apresentação voltou no final da missa realizada após a gravação, para outro momento especial.

A empresa Gabisom foi a responsável pela sonorização do evento. Um PA Norton Ls8 foi utilizado para o sistema central e nas laterais um Norton Ls3 complementou o sistema. Segundo relatos da equipe técnica no evento, o input geral somava 74 canais ao todo. Para isso, foram utilizados dois consoles Yamaha PM5D RH na FOH e uma apenas no monitor.

Seria na verdade uma console da Digi que estaria junto a outra PM5D no PA, mas houve um problema na Digi e como ao que me parece, a Gabisom costuma andar com consoles de backup, a troca foi rápida e não causou problemas ao evento.

As torres de delay foram de uma empresa local, compostas por LA 900 da Staner. Já no monitor foram utilizados sistemas Shure PSM 700 e PSM 900.

23 de out. de 2010

The Cranberries em Fortaleza


A segunda turnê que o The Cranberries realiza pelo Brasil, no mesmo ano, chega a Fortaleza amanhã, no Siará Hall. O quarteto é conhecido por músicas de sucesso como "Linger", "Dreams", "Ode to My Family" e "Salvation"

Dolores O´Riordan (vocais e guitarras), Fergal Lawler (bateria) e os irmãos Noel Hogan (guitarra) e Mike Hogan (baixo) compõem a banda de rock irlandesa, criada no ano de 1989 e sucesso principalmente na década de 1990.

Juntos, já venderam mais de 40 milhões de cópias no mundo, de um total de cinco álbuns lançados ao longo da carreira. Desses discos, quatro entraram no TOP 20 da Billboard, a revista conhecida como "a Bíblia da Música". Quem já não ouviu nas rádios e cantou em alto e bom som os hits "Linger", "Dreams", "Just my imagination", "I can´t be with you", "Ode to My Family", "You and me" e "Salvation"? E olha que, para saber as letras dessas músicas nem precisa ser um autêntico "Cranfan" (denominação utilizada para apontar os fãs fissurados na banda).

De 2003 a 2009, o The Cranberries fez uma pausa. Nesse longo intervalo, a líder Dolores O´Riordan utilizou seu talento para gravar dois álbuns solo: "Are You Listening?" (2007) e "The Baggage" (2009). Nesse último disco, compôs e coproduziu com Dan Brodbeck, produtor e engenheiro de som, também produtor do primeiro álbum solo da estrela.

Em 2007, Dolores veio sozinha ao Brasil para apresentação do álbum "Are You Listening?". Com o visual completamente diferente do atual, cabelos longos e lisos (a cantora é uma verdadeira metamorfose ambulante), ela se apresentou em Porto Alegre e São Paulo.

No Brasil

Para alegria dos fãs, no final de 2009 a banda voltou à ativa e logo em seguida presenteou os brasileiros com shows, em janeiro deste ano. Essas apresentações marcaram as primeiras da banda completa em solo nacional. Devido ao sucesso de público e crítica, os irlandeses resolveram voltar, ainda no mesmo ano!

Após passar pelo Rio de Janeiro, no último dia 12 (Citibank Hall); São Paulo, dia 14 (Credicard Hall); Florianópolis, dia 16 (Stage Music Park); Brasília, dia 19 (Ginásio Nilson Nelson - Eixo Monumental) e Recife, dia 22 (Chevrolet Hall), a banda chega a Fortaleza para show, amanhã, sábado, dia 23, no Siará Hall.

O público local espera da banda a mesma energia e harmonia que vem demonstrando nas cidades em que já se apresentou. Para se ter uma ideia, no show do Rio de Janeiro, Dolores enlouqueceu a plateia com suas performances no palco e esbanjou simpatia ao segurar uma almofada que lembrava a bandeira do país.

Além do Brasil, o The Cranberries passou pelo Chile, Peru, Equador, Venezuela, Argentina e México, com apresentações em casas cheias, mostrando que a banda, com seus 21 anos de estrada (sem contar o período de hiato), ainda está com tudo e é referência mundial quando o assunto é rock irlandês.

MAIS INFORMAÇÕES

Show da banda The Cranberries. Sábado, dia 23, a partir das 22h30, no Siará Hall (Av. Washington Soares, 3199, Edson Queiroz). (4003.6464).

Fonte: Diário do Nordeste

18 de out. de 2010

Selenium apresenta-se no PLASA 2010 já com grupo Harman Pro


Uma das curiosidades para quem visitava o stand da Harman Pro no certame PLASA 2010 que decorreu em Londres, era a estreia dos produtos da marca brasileira Selenium, depois da aquisição desta empresa pelo grupo Harman International que ocorreu em Abril deste ano. O grupo que detém a JBL, AKG, Studer, Soundcraft, Crown e Lexicon, entre outras marcas, controla agora também a Selenium, um dos maiores fabricantes mundiais de transdutores para o mercado de alta-fidelidade e áudio profissional. Com esta aquisição a Harman amplia significativamente a sua presença na América Latina mas também passa a disponibilizar toda a gama de altifalantes e componentes da Selenium no mercado global.

14.10.2010

Tendo tido a sua apresentação no PLASA 2010, agora já como uma marca do universo do gigante de sistemas de som e áudio profissional Harman, a Selenium apresentou ao mercado europeu alguns dos seus mais recentes produtos na área de componentes para sistemas de áudio profissional, nomeadamente os mesmos drivers que alimentam os sistemas de PA que a marca já comercializa com sucesso no Brasil e América Latina, tal como o seu Ribbon Line Array, um sistema passivo, bastante leve e flexível, com uma caixa de subgraves de 15” que pode ser voada e, nos elementos de topo, um driver de fita com 30W RMS que lhe confere uma sonoridade muito suave.

A marca, que conta Mark Ureda como seu vice-presidente e responsável máximo, contou, na apresentação feita no PLASA, com a presença de muitos parceiros do grupo Harman que passarão agora a representar a marca a nível mundial.

“Fazendo parte de uma organização de nível mundial, como a Harman, isto vai permitir à Selenium expandir a sua distribuição de uma forma estratégica e bem suportada” disse Rodrigo Rihl Kniest, Country Manager da Harman Brazil.

“Ao fazê-lo junta-se assim a outras marcas do grupo, disponibilizando aos clientes europeus uma maior escolha e mais versatilidade, assim como a combinação típica da Selenium de juntar inovação, qualidade e performance. Estou confiante que o portfolio da Harman, em conjunto com o posicionamento da Selenium no Brasil e na América Latina vai facilitar a criação de novas oportunidades de negócio em vários sectores, desde o sector de produtos para automóveis, passando pelo consumidor doméstico e o sector ligado ao som e áudio profissional”.

Tendo investido perto de 100 milhões de dólares na expansão da empresa, a Harman tem ambiciosos planos de crescimento no mercado brasileiro. Tendo sido fundada em 1958, a Selenium é um dos maiores fabricantes de soluções para o mercado automóvel, música e som profissional.

Na sequência desta aquisição, Michael MacDonald, vice-presidente executivo de marketing e vendas da Harman Professional, indicou que “a decisão de adquirir a Selenium fez todo o sentido desde o primeiro momento em que falámos com os seus responsáveis e visitámos as instalações. Agora ao apresentarmos a marca e os seus produtos ao mercado europeu e aos seus parceiros, estou mais confiante que nunca que a Selenium será um dos grandes sucessos do grupo Harman. Estou ansioso pelos próximos Jogos Olímpicos e pelo próximo Campeonato do Mundo de Futebol, que serão ambos no Brasil, sabendo que a Selenium será uma figura de proa no ponto de vista de localização, departamento de vendas e marketing no país”.

Alguns dos novos produtos apresentados já no stand da Harman, foram o 18SWS1000, um altifalante de sub-graves capaz de suportar 1000 watts de potência e uma relação de excelente eficiência. Tem uma bobine de 4”, que dissipa todo o calor gerado e utiliza um sistema de refrigeração exclusivo, que complementa a bobine ao mesmo tempo que reduz a força de compressão existente. O cesto de protecção construído em alumínio torna o altifalante mais seguro e também relativamente leve, ao mesmo tempo que as fibras utilizadas na construção do cone tornam-o mais rígido e mais resistente.

Outro produto apresentado foi um driver de compressão, o D2500Ti Nd, de tamanho pequeno e bastante leve, com uma grande eficiência, sendo indicado para sistemas de line array compactos, de duas vias. Capaz de potências até os 800 Watts RMS, o seu nível de pressão sonora (SPL) chega aos 111 dB. Construído em alumínio e com uma bobine de titânio, é muito leve, respondendo até aos 22 kHz.

Fonte: Revista Produção e Áudio

Italo e Renno na Cidade Maravilhosa

Site da SETUR/CE

O forró da dupla cearense deverá contagiar os participantes da Feira das Américas

O Rio do Janeiro vai ser tornar a capital da sanfona nos próximos dias 20, 21 e 22 de outubro. É que a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) irá levar toda a alegria da dupla Ítalo e Renno para a ABAV 2010 – Feira das Américas. Os shows ocorrerão durante os três dias de evento e deverá levar o público, estimado em mais de 24 mil pessoas, a dançar o ritmo contagiante do forró cearense.

Os dois jovens sanfoneiros cearenses são graduados em música e possuem formação erudita, além de serem pianistas, arranjadores e compositores. A dupla já participou dos principais festivais de música do país, como o “Festival Brasil Instrumental”, em Tatuí-SP, o Festival Encontro das Sanfonas, ao lado de Dominguinhos e Renato Borghetti, em Fortaleza-CE, o Festival Jazz e Blues, dividindo o palco com o músico Egberto Gismonti, em Guaramiranga-CE.

A dupla Ítalo e Renno possuem variedade musical ímpar, utilizando elementos de outros estilos como jazz, frevo, chorinho, baião e até música erudita em suas apresentações.

Os shows da banda ocorrerão na área comum (palco), disponibilizado próximo ao estande institucional da Setur.

—-
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Turismo do Estado
Carmen Inês Matos Walraven
Mara Cibely de Oliveira
(85) 8732-2041/3101-4661/8783.5126

Vale a pena ouvir...

Neste domingo fui a Igreja Presbiteriana de Fortaleza onde sou membro há muito tempo e me deparei com uma bela surpresa musical. Estava na cabine do som conversando com o técnico e fui convidado a mixar uma banda de Belo Horizonte que estava visitando nossa igreja.

Durante a mix percebi que a banda era boa de mixar e curti muito o som deles. Galera bem entrosada e que sabe buscar os timbres. Já tinha ouvido anteriormente uma de suas músicas, mas não sabia que um dia me encontraria com o som deles de forma tão direta e por acaso. Na verdade, quando falamos das coisas divinas, não existe acaso.

11 de out. de 2010

E nos grandes shows internacionais pelo país...

Perante ao bombardeio de shows internacionais que o Brasil vem recebendo nos últimos dias, o caso de Bon Jovi, Rush e o Festival SWU, algumas coisas vão acontecendo que chamam a atenção dos técnicos ligados na repercussão do áudio desses shows.

A canora Joss Stone, em sua apresentação no SWU Festival deste domingo foi de uma elegância e simpatia durante uma adversidade técnica, a inesperada microfonia. A jovem cantora saiu-se muito bem e merece os aplausos da comunidade técnica, considerando que em festivais como esse, pequenos problemas como esse são comuns.

Confira o vídeo:

8 de out. de 2010

Novo material condutor elétrico descoberto - "Grafeno"

Os pesquisadores russos Andre Geim e Konstantin Novoselov venceram o Prêmio Nobel de Física por suas descobertas sobre o material bidimensional grafeno, aplicáveis à física quântica, indicou ontem a Real Academia das Ciências da Suécia.

Geim, de 51 anos, e Novoselov, de 36, receberão o prêmio por suas experiências com este novo material, que permite avanços decisivos na física quântica. Suas pesquisas alcançaram importantes aplicações práticas para o grafeno, ligadas à criação de novos materiais e a manufatura eletrônica, como explicou a Academia.

Os analistas consideram que os transistores de grafeno serão substancialmente mais rápidos do que os de silício empregados na atualidade na maior parte dos aparelhos eletrônicos, com o qual será possível fabricar computadores mais eficientes.

O grafeno é uma estrutura laminar plana, de um átomo de grossura, composta por átomos de carbono densamente agrupados em uma rede cristalina no formato de favos feitos pelas abelhas.

Este novo material se caracteriza por uma alta condutividade térmica e elétrica e por combinar uma alta elasticidade e rapidez com uma extrema dureza, o que o situa como o material mais resistente do mundo.

Além disso, pode reagir quimicamente com outros elementos e compostos químicos, o que transforma o grafeno em um material com um grande potencial de desenvolvimento.

6 de out. de 2010

Italo e Renno confirmam participação na Oktoberfest de Guaramiranga-CE

Durante apresentação na TV Diário nesta quarta 6/10, a dupla de sanfoneiros Italo e Renno confirmaram presença na Oktoberfest cearense, que acontece na cidade de Guaramiranga-CE.

Quem for à cidade nos três dias do evento vai poder chegar com tranqüilidade, segurança, estacionar, curtir a programação e saborear o melhor da cidade mais charmosa da Serra do Baturité. Além disso, lotes dos ingressos já estarão disponíveis com grande antecedência para garantir um acesso mais rápido e seguro.

Em 2010, o público terá acesso a um local seguro, com acesso fácil, com muito verde e com a maior oferta de produtos com pelo menos seis cervejas importadas, além de mais opções de comida, programação infantil e vários produtos da Loja Oficial da Oktoberfest.

Cerca de 20mil pessoas estiveram na maior festa da cerveja do Norte/Nordeste em 2009. De 12 a 14 de novembro de 2010, a Oktoberfest Guaramiranga vai trazer a maior festa da cerveja na maior estrutura já montada na cidade de Guaramiranga.

Eu como tenho descendência alemã, ficarei muito feliz em participar de uma festa como a Oktoberfest
.

Bon Jovi no Brasil – 06/10 em SP – 08/10 no RJ

BON JOVI se apresenta no Estádio do Morumbi, em São Paulo, nesta quarta, dia 6 de outubro e no próximo dia 8 no Rio de Janeiro. O show faz parte da turnê mundial de "The Circle", lançado em novembro de 2009 e certificado com disco de platina nos Estados Unidos.

Em turnê pelo Brasil, a banda Bon Jovi atendeu à imprensa na tarde desta quarta-feira (6) no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e, famoso por seu jeito de galã, Jon Bon Jovi não perdeu a oportunidade de "xavecar". Ao ser questionado por uma repórter "de onde ele tirava a energia nos palcos", ele foi direto: "Quando vejo 60 mil garotas como você eu fico empolgado, faço qualquer coisa. Até duas vezes", disse, arrancando gargalhadas dos jornalistas.

Sobre o setlist desta noite - o grupo sobe ao palco às 21h -, Bon Jovi disse 'não saber o que vão tocar'. "Fizemos um show de três horas em Buenos Aires. Com certeza haverá músicas como Blaze of Glory, I'll Be There For You e outras", disse, brincando em seguida com os jornalistas: "Vocês têm sugestões?". Ouviu várias e, continuando em ritmo descontraído, Bon Jovi emendou outra pergunta: "O que querem que eu vista hoje à noite?"

Sobre a turnê, os músicos disseram que não têm vontade de parar e que seus fãs se reciclam. "Temos um público que atravessou gerações. Tem gente que nunca viu um show nosso e outros que vão ver a apresentação novamente", disse Jon. "Nossa dedicação total é nos shows, não tem segredo. A gente faz shows sem parar faz uns 28 anos", completou o guitarrista Richie Sambora.

"Esse é o segredo do nosso sucesso. A gente se dá bem de verdade", explicou Jon sobre a longevidade da banda.

A "The Circle Tour" teve início em fevereiro deste ano no território norte-americano. Com apenas cinco meses, vendeu mais de um milhão de ingressos, segundo dados fornecidos pela Billboard, e arrecadou cerca de 76 milhões de dólares mundialmente, sendo considerada a turnê mais rentável do período.

6/10 (quarta) - São Paulo (Estádio do Morumbi - pça. Roberto Gomes Pedrosa, nº 1 - Morumbi - São Paulo, SP)
8/10 (sexta) - Rio de Janeiro (Praça da Apoteose - r. Marquês de Sapucaí , s/ nº - Centro - Rio de Janeiro - RJ)

Gabisom vendida?

Um boato correu recentemente pelo país que a famosa empresa de sonorização, a Gabisom, foi vendida para um grupo europeu. A notícia começou a se espalhar através de um fórum em espanhol onde profissionais de sonorização participam.

O proprietário da empresa, o Sr. Gabi, desmentiu a negociação e comentou que a situação é totalmente inversa. Na verdade a Gabi vem concentrando suas forças em aquisições e participações em empresas sul-americanas e européias.

Fonte: Backstage

A Gabisom é uma das maiores empresas de locação de áudio profissional no mundo. A empresa está situada na capital paulista e atua em grandes shows e festivais. A Gabisom já sonorizou por diversas vezes o Ceará Music. Festival que completa 10 anos neste mês de Outubro, com a presença de Black Eyed Peas entre outros. (Não sei ao certo se será a Gabi este ano no festival)

5 de out. de 2010

Monitores de chão x In Ear´s

Quando falamos do desenvolvimento do áudio nos últimos tempos, no que se refere o mercado de shows ao vivo, logo nos vem à mente os novos Line Arrays que estão surgindo, ou um novo retorno sem fio lançado para artistas. Hoje a tecnologia está mais do que nunca mais rápida para atender um mercado sedento por novidades.

Outra vez aqui no blog coloquei a situação da monitoração por fones de ouvido, citando suas vantagens e desvantagens. É um benefício em torno da diminuição da sonoridade do placo, porém tem causado muitos problemas a saúde auditiva de muita gente que não tem controle do seu Ear.

Outro dia no Programa do Jô ocorreu uma discussão rápida, porém muito interessante sobre a monitoração por fones. A cantora Simone estava sendo entrevistada e comentou num determinado momento que não se adaptou aos fones como retorno e preferia utilizar monitores de chão ainda. O sexteto endossou a idéia e realmente eles estão utilizando caixas no palco. O vídeo é até engraçado... O som do mic dela parou no momento da queixa do retorno...

Por volta dos três minutos de vídeo ela comenta sobre o uso de monitores:



Agora parece que o mercado do áudio se volta para esta situação com mais atenção. A francesa Nexo acaba de lançar um novo monitor de palco. Trata-se NEXO 45°N-12.

Click here for next imageO NEXO 45 ° N 12 é a primeira oferta NEXO a partir do seu revolucionário n ° 45 da série monitor dedicado que traz todos os benefícios da tecnologia de arrays de linha para o palco.

O 45 ° N 12 oferece margem muito alta de realimentação, e concentra-se apenas a cobertura onde for necessário, resultando em menor potência acústica no palco. SPL e resposta de freqüência é consistente até 2,5 metros para trás.

Um engenhoso sistema de travamento magnético junta vários monitores para formar arrays. O design compacto e de perfil baixo é menos visível do que monitores convencionais (ideal para a produção de TV ao vivo), e os 45 ° N 12 tem uma base anti-derrapante com um sistema de patim e pega ergonômica para fácil deslocamento no palco.

Confira no vídeo abaixo, que apesar de estar em Inglês, conseguimos entender a proposta do novo equipamento.

O importe é que tanto de uma forma como de outra exista uma satisfação do artista, respeitando os níveis de qualidade e comprometimento da saúde auditiva.

4 de out. de 2010

Workshop Avid Venue em Fortaleza

A galera de Fortaleza teve mais uma oportunidade este ano de obter mais informações sobre os produtos Avid, nesta segunda feira 04/10. O workshop realizado por Victor Pelúcia (técnico especialista de suporte Venue no Brasil) ocorreu em um conhecido bar/pub da cidade (Hits Brasil).

Desta vez a presença de técnicos da cidade foi bem maior que na Feira da Música deste ano em Fortaleza. Muito do que foi falado por Pelúcia já era conhecido por alguns técnicos presentes, mas foi interessante ouvir algumas experiências vividas pelo técnico indicado pela Avid no seu dia a dia de trabalho com os consoles.

O representante da Avid no Brasil, Astor Silva, teve a preocupação de explicar mais uma vez para a comunidade de técnicos que a marca Digidesign foi incorporada pela Avid, desmistificando os boatos que a Digi estaria “falindo” como fica sendo especulado nos bastidores do show business.
Mais uma vez, a Avid e a Quanta demonstraram o interesse em divulgar o seu produto para os técnicos do Brasil e uma atenção especial está sendo dada aos técnicos do Nordeste. Afora a capital cearense, as cidades de Teresina-PI e São Luis-MA receberão o workshop.

O evento de Fortaleza mais uma vez contou com o apoio de Luciano Bertini e Daniel Sonorização.

Infelizmente não foi possível a transmissão Ao Vivo do Workshop como desejado aqui no blog. Por falta de condições mais adequadas de luminosidade resolvi cancelar a transmissão, mas pretendo voltar em breve com mais novidades aqui no blog. Obrigado aos que acessaram!

3 de out. de 2010

Nesta Segunda 04/10 tem Workshop Venue em Fortaleza-CE


Nesta segunda-feira 04 de Outubro acontecerá o treinamento da Avid Venue – Mais perto de você. A capital cearense receberá mais uma vez a visita de um técnico especializado no produto para mostrar todos os recursos dos consoles.

O workshop será ministrado por Victor Pelúcia, técnico especialista de suporte Venue no Brasil. Pelúcia já foi técnico de PA do Cordel de Fogo Encantado, Jorge Aragão e Inimigos da HP.

O detalhe para este treinamento está no convite feito aos interessados, para que levem seus notebooks para atuar conjuntamente nas sessões.

04 de Outubro - Fortaleza-CE
Local: Hits Brasil - Av. Jovita Feitosa 170 - Parquelândia
Horário: 16h

Informações em Fortaleza-CE:

Luciano Bertini
85 8826.2224
nextel 120*68682

Carlos Rossy
85 9665.8727
85 8829.2601