29 de mai. de 2011

Interessante: RCF Art 310 Suspensas em bumper


Durante a gravação do CD ao vivo da dupla Italo e Renno, na casa de shows Kangalha em Fortaleza-CE, tive a oportunidade de presenciar um experimento pra lá de interessante. Uma idéia do amigo Clebert da Tat Som me deixou satisfeito com a resposta sonora de um pequeno sistema bem conhecido, que por um lado ainda não tinha visto sendo usado nessa configuração.

Trata-se das famosas RCF Art 310, que são concebidas para uso em tripé e até mesmo como monitor de chão. Só que usá-las em modo Fly, ainda não tinha visto. Sei que o conceito de Line Array não se compara muito com esse projeto, mas se mostrou bem eficiente para lugares pequenos.

Em outro evento, já tinha visto as caixas como uma espécie de Center Fill, bem interessante por sinal. Eram três células de Art 310 em um bumper improvisado com cintas e Q-30.

No caso deste evento do Kangalha, foi inaugurado um bumper projetado exclusivamente para o acoplamento de 4 células. Só que no dia resolvemos fazer com apenas 3 caixas e nos surpreendeu mesmo assim. Foram utilizados 2 subs de 18” de cada lado.

Posso destacar o excelente timbre e pressão obtido na House Mix, mas ainda gostaria de observar a leitura que o Smaart faria sobre os sistema. Como ponto negativo, senti que a característica da RCF 310 em relação a dispersão lateral nas altas freqüências ainda fica a desejar, coisa comum mesmo usando no modo convencional em tripé. Mesmo usando apenas três caixas de alta, acho que poderia se utilizar mais sub´s. Daí se pode imaginar a presença sonora das caixas, que apesar de pequenas e em poucas quantidades, necessitam mais acompanhamento de graves.


Foto: Clebert, Eliabe, Eduardo, Tadeu e Rossy


Parabéns ao Clebert pela iniciativa e que o projeto possa ser aprimorado cada vez mais.

9 de mai. de 2011

Oktoberfest do Ceará não será mais em Guaramiranga

Em nota publicada no portal Guia de Guaramiranga, a 4D Promoções e Célio Paiva comunicaram a saída do Festival Oktoberfest da cidade de Guramiranga-CE.

A justificativa da organização do evento ficou por conta da estrutura e a logística da cidade não serem mais compatíveis ao porte do evento, que segundo a organização irá tomar proporções maiores a partir de sua 3ª edição.

Também nesta nota, já foi divulgado o novo local para realização do evento que será o Hotel Porto D´Aldeia, a 24km do Centro da capital cearense.

Fonte: http://www.guiaguaramiranga.com.br/

De 17 a 19 de Maio - AES Brasil Expo 2011


Em sua 15ª edição, a AES Brasil Expo 2011 é o maior encontro da América Latina em tecnologia de áudio, vídeo, iluminação e instalações especiais.

Um evento que atrai participantes de todos os estados brasileiros e do exterior, graças a sua grande abrangência e sua relevância para o mercado.

A AES Brasil Expo 2011 é o lugar certo para conhecer novas técnicas, falar diretamente com seu público, ampliar relacionamento, levar conhecimento para profissionais especializados e qualificados.

O evento é segmentado em Convenção, Congresso, Exposição e Demonstração.

Rosa de Saron / Italo e Renno no Siará Hall


No último final de semana estive no Siará Hall para um show com Italo e Renno e Rosa de Saron. O fato de ter chegado cedo ao local foi interessante pra ver toda a montagem do evento, inclusive os problemas gerados por um atraso da estrutura da banda Rosa de Saron que sofreu com as péssimas estradas aqui do nordeste.

O evento foi sonorizado pela Projesom, onde deixo meu abraço e agradecimento ao Genilson e sua equipe (Frank e Franzé) que foram nota 10...

Foi utilizado um sistema da Staner LA 902 no PA com 12 células de cada lado e 08 subs. Apesar que o Siará Hall ser uma casa bem estruturada para shows, ainda sofre bastante com a questão acústica, dando muito trabalho para os técnicos.