2 de ago. de 2009

Segurança no trabalho nunca é demais...


Na metade do mês de Julho, acho que alguns ouviram falar de um acidente que aconteceu na França, na montagem de um show da pop star Madonna.

Dois operários morreram e oito ficaram feridos naquela ocasião, quando parte da estrutura do palco desabou sobre os operários. Os trabalhadores fazem parte de uma empresa que organiza shows chamada Live Nation.

Assim que soube do acidente, fiquei pensando no que teria ocasionado o acidente, já que se tratava uma empresa de grande porte organizando uma das maiores turnês do mundo. Afora isso pensei também na realidade que encontramos pelo nosso país. O risco de acidentes é muito maior.

Certa vez estava em Aracati participando de um festival onde fiz direção de palco naqueles dias. Toda estrutura metálica do palco estava energizada por um vazamento de energia de um set-light. Foi preciso adiar um pouco o inicio das apresentações até que eliminasse o vazamento. O procedimento foi simples. Com ajuda de um multímetro e uma chave teste fiquei observando o acionamento e desligamento de cada refletor até achar o que estava vazando. Mas é lógico que o vazamento poderia ser dado por outras causas, mas por conta do que foi observado naquela estrutura era o que estava mais aparente.

E o choque elétrico tem sido um dos maiores problemas quando se fala em acidentes em shows. Cada história de “arrepiar os cabelos” correm pelos bastidores de técnicos.

Por isso é necessário o mínimo de conhecimento das pessoas que atuam nas áreas técnicas de um show. Eu tive que aprender infelizmente de uma forma dolorosa. Por conta de um choque na mão esquerda fui em busca de aprender elétrica, eletrônica e outras coisas mais... Mas vou deixar este depoimento para um próximo post onde vou falar sobre aterramento elétrico e dicas de segurança... Por enquanto, procurem sempre trabalhar com equipamentos adequados de segurança. Sempre bem calçados e usar luvas não é frescura como falam por ai.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário