8 de out. de 2010

Novo material condutor elétrico descoberto - "Grafeno"

Os pesquisadores russos Andre Geim e Konstantin Novoselov venceram o Prêmio Nobel de Física por suas descobertas sobre o material bidimensional grafeno, aplicáveis à física quântica, indicou ontem a Real Academia das Ciências da Suécia.

Geim, de 51 anos, e Novoselov, de 36, receberão o prêmio por suas experiências com este novo material, que permite avanços decisivos na física quântica. Suas pesquisas alcançaram importantes aplicações práticas para o grafeno, ligadas à criação de novos materiais e a manufatura eletrônica, como explicou a Academia.

Os analistas consideram que os transistores de grafeno serão substancialmente mais rápidos do que os de silício empregados na atualidade na maior parte dos aparelhos eletrônicos, com o qual será possível fabricar computadores mais eficientes.

O grafeno é uma estrutura laminar plana, de um átomo de grossura, composta por átomos de carbono densamente agrupados em uma rede cristalina no formato de favos feitos pelas abelhas.

Este novo material se caracteriza por uma alta condutividade térmica e elétrica e por combinar uma alta elasticidade e rapidez com uma extrema dureza, o que o situa como o material mais resistente do mundo.

Além disso, pode reagir quimicamente com outros elementos e compostos químicos, o que transforma o grafeno em um material com um grande potencial de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário