20 de dez. de 2010

Switchcraft lança DI Box Serie 900 com circuito Phantom Lift


A marca Switchcraft acaba de confirmar a disponibilidade da sua nova série de DIs, série 900, a sua mais recente novidade em equipamentos para som ao vivo, com uma construção e circuitos de alta qualidade.

Recordando o conceito básico e a razão de ser destas “DI” ou direct injection box (há também quem diga que DI vem de direct input) a ideia é converter o sinal não-balanceado e de alta impedância de um instrumento musical (uma guitarra eléctrica, por exemplo) para um sinal balanceado e de baixa impedância que possa percorrer as distâncias longas de cabo até à mesa de som, sem acrescentar ruído. O sinal de saída é assim um sinal equivalente ao de um microfone, mas existem depois todo o tipo de variantes de DIs que aceitam e compensam diferentes tipos de sinal à entrada e o convertem em diferentes tipos de sinais à saída. Por causa destes diferentes tipos de sinais à entrada, tal como um teclado, ou um sinal de uma guitarra com um captador de alto ganho, por exemplo, pode haver a necessidade de desligar a massa, ou seja interromper o circuito de balanceamento, de forma a evitar os chamados loops de terra que originam ruído.

Segundo a empresa de Chicago, estas suas novas caixas DI integram um novo conceito de tecnologia onde, pela primeira vez é possível controlar remotamente esse interruptor de terra através da mesa, usando para tal a alimentação phantom de 48 volts, o que nos permite trabalhar sem problemas com sinais balanceados ou não-balanceados e eliminar os tais loops. As novas DI podem ficar em modo manual, onde o interruptor de terra é activado manualmente, ou podem ser controladas pelo modo phantom, onde o operador pode activar remotamente o interruptor, activando a alimentação de +48V na mesa. Quando a alimentação phantom está ativa, as novas DIs 900 têm um LED que se ilumina para indicar que a ligação com o terra está desativada. Desta forma, o operador ganha controle sobre a existência de eventuais loops no balanceamento de sinais.

Além disso, a Switchcraft disponibiliza duas versões destas novas DIs. A SC900 que usa transformadores Jensen e a versão SC900CT que usa um transformador customizado, desenhado pela Switchcraft, uma vez que este é um dos aspectos críticos na qualidade destes produtos.

Segundo a marca, a construção simples destas novas DIs teve em atenção aspectos importantes, tal como as proteções do chassis de modo a evitar que os interruptores fossem acidentalmente activados e os jacks das ligações fossem danificados; enquanto por outro lado houve a preocupação de produzir algo simples de usar e que garantisse a maior protecção possível aos circuitos interiores de forma a garantir muitos anos de utilização sem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário