Depois de três anos na estrada e 112 shows para um publico total de mais de 6,8 milhões de fãs, com uma arrecadaçao recorde de 700 milhões dólares de bilheteria, terminou em Julho de 2011 a tour 360° do U2, deixando para trás , tês gigantescos palco construído pela empresa Stagco e apelidados de The Claw ( A Garra ), à venda. Por enquanto os palcos estão armazenados aos depósitos da empresa respectivamente nos EUA e Bélgica.
A Stageco estava envolvida desde os primeiros estágios de planejamento e concepção da “The Claw” , em estreita colaboração com o staff do U2, Willie Williams Diretor Geral, cMark Fisher Cenógrafo Mark,e o Gerente de produção Jake Berry para determinar como seria a construção e posterios logistica para que uma estrutura tão grande como essa pudesse ser transportado pelos 113.000 kilometros percorridos pela tour 360 turnê
Três dos sistemas estágio icónica foram feitas, e cada um dos 52 mil metros totas da estrutura , que pesava cerca de 250 foi rigorosamente testado por estresse pela Stageco para garantir que eles poderiam poderiam com segurança os sistemas de PA do show a uma altura de 50m do piso, jvalém do sistem de audio também seriam içados o sistema de telão e a iluminaçao do show, todos os testes foram realizados antes do sistema ir para a estrada em março de 2009. Cada pedaço do palco foi fabricado especificamente para a esta touné, e a Stageco implementou neste projeto algumas das mais recentes tecnologias do setor para garantir fque a estrutura gigantesca fosse rápida e segura para se montar.
O experientes engenheiro de projetos da Stageco Dirk de Decker supervisionou pessoalmente um total de 79 fases da construção da estrutura que levou três anos para ser finalizada, cada uma das estruturas exigia para seu transporte e montagem 25 chefes de equipe e 38 caminhões.
Hedwig de Meyer, presidente daStageco,diz, “Jake Berry e sua equipe de produção foram verdadeiros visionário e inovadores em muitos aspectos na turné 360° . Na verdade Nós da Stageco amamos ser desafiados, e eu estou realmente orgulhoso que a equipe do U2 teve a confiança para permitir que a nossa equipe desenvolvesse esta inovadora estrutura. Nós fomos literalmente empurrados muito além de na concepçao desta estrutura que foge totalmente dos palcos convencionais mas conseguimos fornecer a eles um sistema que atendesse as expectativas de todos.
“Eu acho que vai ser um longo tempo antes que a indústria de entretenimento veja algo de tal dimensão e deste nível de inovação tecnológica de novo. Ela estava anos à frente de seu tempo, e eu estou realmente orgulhoso que nossa equipe tem sido parte dela.
Hedwig acrescenta:” Os três sistemas estarão certamente disponíveis para a venda assim que a turnê terminar. Quem comprar um deles será capaz de criar um local único e histórico e nós da Stageco estaremos pronto para montá-los em qualquer lugar do mundo. Até então eles vão voltar para Stageco para manutenção·
“Curiosidades:”
Sobre os tres palcos “The Claw” utilizados na tourné 360° do U2
Cinco continentes
112 shows
Mais de 1 milhães de ingressos vendidos
700 milhões dólares brutos arrecadados
2.688 canções interpretadas durante a tourné
114.081 kilometros viajados
50m de altura para içamento do sistema de som
Cinco dias para montagem e dois dias de desmontagem para cada sistema
250 ton de estrutura
25 tecnicos da Stageco para montar a estrutura ( fora as equipes locais )
250 pessoas envolvidas em cada montgem
38 caminhões da Stageco para transportar cada uma das três estruturas.
By Marian Sandberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário