5 de fev. de 2010

OS Chingling´s”


Quem no dia a dia do som não se deparou com algum equipamento chamado “chingling”, ou seja, fabricado na China. Pois é, os equipamentos fabricados nessa região estão de certo modo tomando muito espaço no mercado. Recentemente aqui no blog eu falei sobre uma fábrica clandestina da Shure que foi fechada. Eu mesmo já me deparei com os famosos SM-58 que se assemelham muito na aparência com o Shure original, mas o som entrega logo do que se trata.

Eu fico as vezes pensando que um mercado com um potencial tão grande de fabricação não se propõe a pesquisar e lançar coisas úteis, porém diferentes no mercado do áudio. Deve ser justamente o fato de não querer investir em pesquisa para tal. O que vemos na verdade são cópias e mais cópias de produtos que possuem uma certa aceitação no mercado. Marcas como Shure, Sennheiser, AKG, entre outros são copiados de forma a parecerem idênticos, mas sempre tem algo a diferente.

Eu vivi, e penso que muitos também acompanharam uma época que as coisas que não prestavam tinham sua própria identidade. Ou seja, não copiavam, eram coisas baratas e de pouca tecnologia, porém tinham sua identidade. Hoje esses produtos são bem mascarados e confundidos na maioria das vezes.

Chingling é um termo utilizado atualmente para produtos de 2ª e 3ª linha que provavelmente são importados de lá, ou até mesmo de outras regiões circunvizinhas.

O site da monitorland que acompanhou recentemente a maior feira de áudio que acontece nos Estados Unidos relacionou algumas dessas marcas... Confira e se espante como eu...

www.mascot-mic.com
www.chinaicm.com
www.smarvo.com
www.nb-redsun.com
www.leem.co.kr
www.oksn.com.cn
www.avleader.com.tw
www.tiantuo168.com
www.daehuan.com
www.yike.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário