30 de jul. de 2011

Mercado do entretenimento tem carência de profissionais

O Brasil é show. Os palcos estão lotados. Só uma produtora programou 40 espetáculos no segundo semestre. É o país do Rock in Rio, da Copa, da Olimpíada. Mas, nos palcos cheios de artistas, faltam profissionais para trabalhar

O cenário mudou há menos de três anos. A diversidade dos espetáculos invadiu os palcos dos teatros do país. Dramas, comédias e musicais, a cada dia atraem mais público e aumentam a incerteza dos produtores: onde conseguir mão de obra qualificada para garantir o brilhantismo de cada uma das cenas? Os técnicos de som e de iluminação, os eletricistas e os contra-regras. Mão de obra indispensável, mas que anda escassa em todo o país.

“Quem está, está fazendo muito bem. Mas como está havendo essa ‘tsunami’ do bem, com muitas produções acontecendo, estamos vivendo esse problema, que eu diria até que é um problema bom. Mas está, definitivamente, faltando gente”, diz o produtor cultural Rogério Calainho.

Claudio Piovesan é um dos dirigentes do sindicato dos artistas e técnicos do Rio de Janeiro. Iluminador consagrado nem sabe exato de quantas peças participou nos últimos 30 anos. Agora se espanta diante do avanço tecnológico que ronda os bastidores dos teatros.

“Neste momento, se me chamarem para fazer um espetáculo, iluminar, eu teria que me reciclar”, conta Claudio Piovesan.

Os antigos profissionais não se atualizaram e os que estão aptos para o mercado são poucos diante de tanta demanda. A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 estão mostrando aos outros países que o Brasil pode receber grandes espetáculos. A lista de shows já programados e a fase de negociação crescem como nunca. Os produtores estão deixando para contratar aqui um grande número de profissionais.

Os números são surpreendentes: a companhia canadense Cirque de Soleil precisou de 700 profissionais para uma única temporada brasileira. Para o Rock in Rio, que começa em setembro muita gente há está sendo treinada.

“Temos que treinar profissionais para esse tipo de evento. É uma carga horária alta, com urgência, porque os eventos estão em cima, senão o pessoal não vai dar conta do trabalho”, diz a professora do curso de áudio Marina Puig

As salas de aula andam cheias. O novo mercado tem incentivado iniciantes e levado profissionais a se atualizarem. “As grandes empresas hoje buscam pessoas qualificadas para preencher suas vagas”, conta o operador de áudio Alexandre Xavier. “É preciso cada vez mais se especializar, buscar conhecimento, buscar estudar, para atuar nesse mercado”, diz o técnico iluminador Leonardo Amaral.

A remuneração depende do espetáculo. Um técnico de mixagem de um show pode ganhar até R$ 700 de diária, um diretor de cena, R$ 430 e um coordenador de luz ou de áudio, R$ 520 por espetáculo. Nada mal para quem quer conquistar o mundo mágico dos palcos.

Globo.com

22 de jul. de 2011

Salvador, Recife e São Paulo sediam Road Show Venue 2011


Nos dias 02, 03 e 04 de Agosto, as capitais Salvador, Recife e São Paulo serão palco de mais um Road Show Venue, com a presença de Robert Scovill, prestigiado engenheiro de som que já trabalhou com Tom Petty, Prince, Rush, Def Leppard e Alice Cooper.

O evento pretende reunir profissionais da área do som ao vivo e mostrar o que a Avid tem a oferecer em versatilidade e facilidade.

Entrada Livre e gratuita. Vagas Limitadas

Inscrições AQUI

1 de jul. de 2011

ABRIP promoverá LIGHTING DAY em Salvador-BA


Inscreva-se aqui


Profissionais Baianos de Salvador e região vão poder participar do 2º Lighting Daypromovido pela ABRIP - Associação Brasileira de Iluminação Profissional. O evento acontecerá no Armazém Vilas, no próximo dia 11 de Julho entre 13h00 e 17h00.

Projeto e Equipamentos para Iluminação Cênica será o tema do Workshop que será conduzido pelo Lighting designer, colunista e professor, Osvaldo Perrenoud.Terminado este, os alunos vão ainda conhecer melhor os recursos de um dos equipamentos mais exigidos nos riders técnicos dos shows, que é o console
Avolites.

O evento estará sendo realizado em parceira com a empresa local HDesigner, cujo diretor João Paulo Lemos dos Santos se empenhou para propiciar as condições necessárias para sua realização. O custo da inscrição é de R$ 30,00 e deve ser pago mediante a geração do boleto bancário disponível no site em Próximo Workshop.

Segundo João Paulo, “Os profissionais Baianos necessitam deste tipo de iniciativa para ampliar seus horizontes”.
“Os eventos para nosso setor são normalmente realizados em São Paulo e Rio e poucos são os técnicos locais que dispõem de tempo e recursos para se deslocar; por isso, fizemos o possível para trazer o Lighting Day até nós”.

Representada pela coordenadora Mônica Medina, a ABRIP fornecerá certificados aos participantes, que desde já estão convidados a comparecer a São Paulo, entre 20 e 23 de setembro do corrente, para visitar a 2ª. Lighting Week Brasil e conhecer as novidades que a Feira apresenta em equipamentos e tecnologia de ponta, e assistir a todas as palestras que ocorrerão durante o evento.

Local do Evento: Armazém Vilas

Avenida Luíz Tarquinio, 2849 - V. do Atlântico
Lauro de Freitas - BA, 42700-000

Contato em Salvador:
João Paulo Lemos
(71) 8873.7984 - (71) 9105.3983
e-mail:
joao_dj3@hotmail.com

Contato em São Paulo:
Mônica Medina
(11) 8282.0346
NEXTEL ID 122*66962
e-mail:
monica@lwbr.com.br