23 de ago. de 2012

Behringer lança app XiControl para controlar a mesa X32 a partir do iPad

Pouco tempo depois de ter sido anunciada uma iniciativa de forte aposta em apps gratuitas para dispositivos Apple iOS em todas as marcas do Music Group, nomeadamente com o lançamento de um catálogo em formato digital das novas soluções da Behringer, eis que surge mais uma interessante novidade, com a disponibilização gratuita da app XiControl para controlar a nova mesa de mistura digital X32 directamente a partir do iPad. Coincidindo com a chegada às lojas (pelo menos nalguns países...) da nova mesa digital X32, a Behringer disponibilizou já esta nova app XiControl que permite controlar todas as funções de mistura e encaminhamento de sinais da mesa directamente no ecrã táctil do iPad. Com a XiControl podemos fazer som de frente ou afinar misturas de monitores, sendo possível usar mais do que um iPad com a mesma mesa, na mesma rede, tendo inclusivamente medidores em tempo real e acesso à identificação dos nomes das vias.
16.08.2012
A nova aplicação XiControl iPad App já pode ser descarregada gratuitamente na iTunes App Store e é compatível com todas as versões do iPad, permitindo controlar todas as principais funções de mistura da mesa X32.
Com esta aplicação podemos ter controlo remoto sobre os faders das entradas de microfone/linha 1 a 32, dos níveis dos auxiliares 1 a 8, assim como dos 8 retornos de efeitos, 16 barramentos de mistura, da saída de mistura principal LRC, das saídas de matriz, assim como aceder ao controlo dos 8 grupos DCA. Temos também medidores em tempo real e, em cada via, vemos as etiquetas de identificação que foram atribuídas, reflectindo directamente os indicadores LCD da mesa, com capacidade de escutarmos cada via isoladamente e de fazermos mutes nos canais individuais – desde que essa função esteja activa, para maior segurança.



Para já a app foca-se sobretudo no controlo de níveis, não permitindo acesso a mais funções específicas de cada entrada, mas podemos controlar os níveis dos quatro retornos estéreo de efeitos em conjunto com os 8 grupos DCA para nos auxiliar em tarefas específicas de mistura, directamente de qualquer local da sala, com total liberdade de movimentos.
Segundo os responsáveis da Behringer, esta app foi desenhada de forma a permitir uma transição intuitiva e imediata da operação da superfície de controlo da mesa directamente para o ecrã no iPad. Além disso, a aplicação permite acesso às poderosas funcionalidades de “Sends on Faders”, dando acesso a poderosas opções de mistura em múltiplas aplicações e à criação de grupos específicos para mistura de monitores.

Colocar a aplicação XiControl a funcionar com a mesa X32 é uma operação simples não exigindo ter um computador ou hardware adicional, para além de termos uma rede WiFi em funcionamento no local. A mesa X32 liga-se directamente da saída Ethernet existente ao router wireless que usarmos no local e não é preciso mais nada.

Tendo conectividade baseada em identificação de números de IP individuais, torna-se possível usar múltiplos iPads ao mesmo tempo a controlar a mesma mesa X32, permitindo assim que vários músicos possam ter acesso aos 32 canais de entrada na sua mistura pessoal de monitores, directamente a partir do seu próprio iPad.

Segundo a Behringer adianta já, a próxima versão da app XiControl irá acrescentar funções de edição detalhada de cada canal e muitas outras novas funções que serão disponibilizadas gratuitamente, tornando o sistema de mistura da X32 cada vez mais versátil e completo.

Para além de podermos descarregar a app XiControl na iTunes App Store, podemos ver já um vídeo que explica a configuração e operação da aplicação, disponível no YouTube.
www.behringer.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário