24 de mar. de 2016

Musical O Grande Sacrifício 2016 - "Chegou o Grande dia..."

Fala galera que acompanha o blog. Estou nessa semana na minha cidade natal, Fortaleza-CE, coordenando o RF* de um grande musical, que tive a honra de participar há muito tempo atrás, bem no começo da minha carreira. Esse musical agregou muito na minha vida pessoal e profissional. Passei muitos anos envolvido sempre com outros trabalhos e nunca pude voltar a me envolver como queria e fiquei acompanhando sua evolução a distancia. Algumas vezes pude assistir sempre aflito e torcendo na platéia pra que tudo desse certo.
Coordenação de RF - Musical O Grande Sacrificio
Bodypack's UR1 e capsulas WBH53 - Shure

Naquele tempo que estive a frente da sonorização, não tínhamos muitas condições de poder reproduzir as falas dos atores como gostaríamos. Usávamos microfones condensadores que captavam ambientes, mas na verdade a necessidade era ter a fidelidade nas falas. A direção do mesmo, nunca quis se assemelhar a outros espetáculos teatrais que são gravados, certamente por não conseguir reproduzir a verdadeira expressão do artista naquele momento. Concordo muito com esse ponto de vista.



Mas, como disse antes, as condições eram difíceis. Não tinham sistemas de headset's ou lapelas que dessem tranquilidade em som e não falhassem. Ainda vivíamos a era dos transmissores e receptores VHF, que além de baixa potência de transmissão, já se tratava de uma banda congestionada pra época.

Eu lembro bem que sistemas sem fio UHF eram muito caros e difíceis de se encontrar , pelo menos na minha cidade. Dai passando por uma loja no Centro, vi um transmissor de guitarra com o nome bem grande em sua embalagem que me chamava... UHF... UHF... Dai conseguimos dois transmissores daqueles e ai a missão era adaptar um microfone aquele sistema... o que foi fácil. Ruim foi adaptar nos artistas um pequeno microfone de cerca 10 a 13cm, o menor que tínhamos a disposição no momento.

Workbench gerenciando o sistema
Hoje, estamos com um sistema bem completo, de alta qualidade e todo gerenciável remotamente. Além de contar com tanto recurso, por estarmos coordenando o espaço de RF naquele local, fizemos uma inspeção em todos os rádios e sistemas sem fio auxiliares do musical. Apesar de que ainda ficamos de olho durante todo musical, com Stand By's pra qualquer eventualidade que "pode" acontecer. São 16 microfones que chegam a ser usados ao mesmo tempo.

Neste ano, que o musical desfruta de um equipamento adequado para sua realidade, estou muito feliz de estar sendo partícipe dessa inovação, levando de Curitiba até minha cidade essa condição para o Musical. Quero agradecer a Deus em primeiro lugar por me permitir isso, ao Gabriel da DOREMIX e aos diretores Niedja e Ed, a equipe local Marquinho(s), Jefferson, bombom, Batata, Vevé, Carol, Felipe e em especial a Meg... autora.

*RF (Rádio Freqüência) 



Equipament List:

08 - Receptor duplo UHF-R modelo UR4D + marca Shure (with combiner)
16 - Body Pack UHF modelo UR1 Shure
17 - Mic's WBH-53 Shure
02 - Antenas UA-SWB860 Shure

Software Workbench 6, RF Explorer ISM Combo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário