28 de jul. de 2009

Romário é condenado por passar cheque sem fundo para técnico de som

Juiz de Vara Cível da Barra da Tijuca fixa indenização em R$ 3.750. Defesa do ex-jogador diz que pagou a conta e pode recorrer


Do Globoesporte.com
Ampliar FotoReprodução/Reprodução

Sentença condena craque em primeira instância

O ex-atacante Romário foi condenado pelo juiz Mario Olinto Cunha Filho, da 2ª Vara Cível Regional da Barra da Tijuca, a pagar uma indenização de R$ 3.759,19 ao técnico de som Bruno Lima Freire, que teria recebido cheques sem fundos como pagamento de parte de um serviço.

O caso aconteceu em 2005, e a condenação é de 2008, mas cabe recurso por parte do ex-jogador.

Segundo os autos do processo, Bruno Lima Freire teria prestado serviços de sonorização e montagem de equipamento de som na boate Café do Gol, do qual Romário foi o proprietário. O acerto entre as partes foi verbal, e o serviço deveria ser pago parte em dinheiro e parte em cheques. O autor diz que recebeu dois cheques – um de R$ 900, e outro de R$ 600 -, mas os dois não tinham fundos.

Na ação, Bruno sustenta que tentou resolver o caso de forma amigável, que procurou a direção da casa, mas esta não quis quitar o débito alegando que os cheques estavam prescritos.

Defesa de Romário

A defesa de Romário diz que os cheques-caução foram trocados por dinheiro em espécie na data em que os serviços foram prestados. Alega ainda que o técnico Bruno teria esquecido o cheque de R$ 900 em casa e não o devolveu ao receber o dinheiro.

Quanto ao cheque de R$ 600, o advogado do jogador garante que o serviço não foi prestado, não havendo, portanto, remuneração devida.

Este é um dos 11 processos que correm no Fórum da Barra da Tijuca em que o nome de Romário aparece como réu ou autor.

Muito massa... Como dimensionar o PA


Taí uma cartilha sobre dimensionamento do PA...


27 de jul. de 2009

Roberto Carlos 50 anos - Maracanã

Gostaria de ter visto de perto a estrutura usada no show de Roberto Carlos no Maracanã em comemoração aos 50 anos de carreira. Acompanhei um show do Roberto Carlos em minha cidade e foi algo inesquecível. Estava em Sobral esperando sair para um show em uma cidade vizinha e acompanhei boa parte do show em um telão montado em uma churrascaria. Prometi aos amigos que estavam comigo que buscaria informações técnicas sobre o show e aí estão...

Vamos degustar de toda parafernalha usada nesse grande espetáculo. O artigo foi retirado do site Monitorland.

A chuva bem que tentou estragar o evento, mas um pouco mais de 80 mil pessoas não arredaram o pé do Maracanã para homenagear o REI, Roberto Carlos num evento grandioso tudo foi cuidadosamente planejado para uma grande festa, menos São Pedro, ou digamos ele achou um jeito de também homenagear o rei. Num show de quase duas horas o rei fez o que faz de melhor cantar e encantar a platéia.

Vamos saber um pouco dos bastidores deste evento pelo lado do Backstage.

roberto


O sistema de PA

O P.A L e R, tinha 6 Kudo por lado fly no teto do palco eram pra ser 9 por lado mais sempre eles dão preferência para o cenário. Os powers eram 1 rack de Labgruppen 7000 por lado , o LL eo RR era com Vdosc, 15 elementos por lado os powers eram 3 racks Labgruppen 6400 por lado, 2 sinais separados para o sub que colocamos em baixo do P.A 6 subs 700-Hp Meyer cardióide e na frente do palco mais 12 subs 700 hp também montamos eles cardióides. Os 2 subs na frente do Rei Roberto Carlos, invertemos para cancelar o grave no palco o sistema de subs tinha 5 sinais separados , em cima do subs na frente do palco colocamos 6 CQ2 Meyer para fazer o front fill com 3 sinais separados, ligamos as as caixas aos pares.

O sistema de Delay
Foi posicionado como se fosse um circulo em volta do campo a 1º
torre ficou a uns 20 metros para frente do P.A a 2º a 40 metros,3º a 90 metros e a 4º torre de delay ficou a 110 metros no total era 4 torres por lado as caixas utilizadas foram as Norton Sl4 com 12 elementos cada torre tinha 1 rack power Labgruppen 10.000 , os racks de delay foram montados na 3º torre com uma central de AC. e racks ,na 4º torre foram colocados 3 subs 700 Hp Meyer para dar uma reforçada nas baixas freqüências ,como a distancia era muito longa e no show não se tem muito grave por que o Rei não gosta usamos este complemento para manter a resposta do sistema consistente mesmo longe do PA principal. Para mixar o sistema o Flavio Senna usou uma Venue Digidesign com dois stage racks para fazer 56 canais ele também usou uma Lexicom 480 para fazer os efeitos .
No drive rack como já é padrão na GABISOM tinha 2 Dolby Lake , foram usados’s 4 Lake para todo o processamento do sistema .

Monitor por Silvinho
Para mixar o monitor usei uma Digico5, para fazer as 36 vias de monitores, sendo que só o Rei Roberto Carlos usa 6 vias sendo elas: 2
monitores Clair na frente ,2 monitores JBL nas laterais e mais 2 Clair no
fundo , mais 1 in ear stereo. O side era composto de 4 Vertec 4889
por lado. Para os músicos da banda também usados monitores Clair e in ears. O input foi de 56 canais e ainda mais uma LS 9 Yamaha para mixar uma pequenas orquestra de cordas com 20 canais sendo que desta, saia 4 sinais: 1° violinos, 2° violinos, violas e cellos, para todos(P.A, Monitor e U.M.).
Foram usados 5 microfones sem fio SHURE UHF R para os convidados, apresentadores da Globo e um microfone lapela para comunicação interna, do maestro com os músicos. Tivemos muitos problemas com RF, pois a toda hora tínhamos que fazer um SCAN de freqüências, porque a todo momento tínhamos interferência no sinal. Para fazer a varredura de freqüências usei o software Workbench da Shure. Os In Ears usamos 6 PSM 600, 2 PSM 700 e 5 Sennheiser EW 300, este aparelhos foram escaneados todos os dias, para ter a certeza de que não teríamos problemas com nenhuma interferência de sinal nos ouvidos dos artistas e músicos.Todos estes aparelhos de in ears eram ligados com booster de RF e com antenas passivas de polarização circular. Durante todo show não tivemos qualquer problema de RF, correu tudo como nós desejávamos.

Neste evento a Gabisom estreou a sua nova unidade móvel de gravação a nova U.M. com 96 canais foi montada num caminhão que já pertencia a locadora , o veiculo foi todo reformado para atender qualquer tipo de trabalho de gravação o Manoel Tavares foi quem estreou a nova U.M vamos ver o que ele achou do novo equipamento e aproveitar para falar também deste evento grandioso.

Transmissão pra TV por Manoel Tavares

Foi uma coisa indescritível vou conter a emoção pra falar sobre a parte técnica, tive o prazer de estrear a nova UM da Gabisom, tudo novinho, material de primeira vejam só o equipamento da U.M.:

- 01 Digidesign D-Show;
- 96 In e 96 out’s;
- 72 canais de input sendo destes 12 para ambientes;
- 1 unidade de KT para distribuição de canais para UMV-TVG;
- Monitores Digitais Dynaudio;
- 96 canais de Protools Titular e Stand By;

Aprovada para qualquer evento, com flexibilidade e conforto.

Vale a pena ressaltar que foi para mim também uma oportunidade de conhecer melhor o Flávio Senna. Criterioso e responsável soube conduzir com maestria a parte que lhe coube. Atencioso e educado, sempre disposto a uma boa troca de informações.

A captação de ambiente foi feita assim:

- 4 Mics MKH 60 posicionados perto do side fill;
- 6 Mics KM 184 posicionados atrás do front fill;
- 1 Mic Stereo VP 88 posicionado na house do PA.(Foi o único que perdi quando começou a chover forte).
A Banda do RC recebeu um reforço de cordas e metais para o evento.As cordas foram pré mixadas em uma LS9 pelo Silvinho e endereçadas para o PA e a UMA.

Agora deixando a técnica de lado, vou falar da emoção de participar de um evento deste porte.
Foi bem assim:

- Logo no inicio na UM todos nervosos. A Direção pedindo ambiente o tempo todo e Eu dizendo que o público não reagia (estavam extasiados com a grandiosidade do evento)… Mas Deus é Sonoplasta, ao menos para quem trabalha em Tv.
Foi para mim uma honra e um prazer de trabalhar em um evento que definitivamente entrou para a história da MPB.
Completar 50 anos de carreira já seria o suficiente para qualquer artista, ainda mais assim comemorados no Maracanã, e com casa cheia, inclusive de água(chuva). Foi máximo.

Sem contar que estamos falando de Roberto Carlos… Existem aqueles que gostam e aqueles que não gostam, como em tudo na vida.
Sem dúvida no mínimo é uma pessoa admirável. .

Quem mais conseguiria consegue depois de tanta emoção junto ao parceiro e amigo Erasmo Carlos voltar no tom certinho da música??? Puro profissionalismo.
Ainda estou “nas nuvens” com a experiência…

Não sei quantos milhões de pessoas assistiram a transmissão e quantos ainda irão assistir. Foi uma das maiores responsabilidades imputadas a mim durante toda minha vida profissional.

Equipe de técnicos e profissionais que trabalharam o evento:
Técnico de PA: Flavio Sena ( Roberto Carlos

Tec. Monitor: Silvinho ( Roberto Carlos )

Stage Manager: Genival Barros ( Roberto Carlos )
Equipe da Gabisom:

P.A: Peter Racy e Zito

Monitor: Cardoso e Deny

Distribuição de A.C: Ratão

Distribuição de sinais PA e Delays: Cascão
U.M. e Palco: Marcão e Wagner

Apoio Técnico: Saulo e Pedro Ivo

Riggers: Magrão e Pedro

Agradecimentos aos profissionais que ajudaram nas informações deste artigo.
Marcone Cascão pela Gabisom
Silvinho Tec de Monitor do Roberto Carlos
Manoel Tavares pela TV Globo

Apple poderá lançar Netbook

Em outubro, a Apple colocará à venda o Apple Tablet. Conhecido como o possível netbook da empresa, o equipamento terá uma tela sensível ao toque e custará 800 dólares.

A informação acima não é da Apple: Steve Jobs e os outros diretores da empresa nada dizem a respeito. Quem divulgou a notícia foi o jornal China Times, um respeitado periódico da Ásia. No entanto, a infomação, mais uma vez, tem cara de mais um rumor sobre o equipamento.

Mas dessa vez existe um porém. Como o jornal não quer que a notícia seja encarada como um boato do mercado de tecnologia, escreveu nas páginas o nome de três fornecedores de tecnologia para netbooks que confirmam ter recebido pedidos da Apple. São eles a Foxconn, a Wintek e a Dynapack. O primeiro fabrica circuitos eletrônicos; o segundo monitores de LCD touchscreen; já o terceiro, baterias.

Além dos pedidos, o jornal aponta um dado comum entre as empresas: elas devem entregar os circuitos, as telas e as baterias antes de outubro. Dessa maneira, a Apple monta, embala, e distribui o Mac pelo mundo antes do final do ano. Ou seja, faz tudo direitinho para que o Apple Tablet faça parte da lista de presentes de Natal de muita gente pelo mundo.

A informação do China Times atiçou os macmaníanos americanos. Em blogs, os fãs da marca dizem que dessa vez as informações têm um pouco de fundamento, já que alguns fabricantes confirmam pedidos da Apple. Com isso, eles estão até discutindo outro assunto: qual é o sistema operacional que o Apple Tablet rodará?

Som bacana...

A banda Rosa de Sarom tem um nome sujestivo a uma banda Gospel. Na verdade a rapazeada vem do movimento carismático e realizou um grande contrato com a Som Livre e estão bem "na fita..."

Na ocasião de ter passado por uma Cidade do Piauí neste final de semana me deparei com a musica dos caras quando estava na saída do hotel tocando num barzinho...

Na hora que comecei a ouvir durante um papo com amigos da banda perguntei se o LS Jack voltou a se apresentar... Achei bem parecido. Mas vale conferir o video e tirar suas conclusões. A musica que escutei foi essa mas na versão original sem ser acustico. O Hit parece ser algo pra namorada.. Mas no final se percebe que a musica tem mesmo a conotação religiosa e é oferecida a Deus...


E no Piauí...

Neste final de semana estive na cidade de Castelo no Piauí mais uma vez com Ítalo e Renno. No mesmo dia e no mesmo palco tocou também Sandra de Sá. Quando dois artistas se apresentam no mesmo palco é necessária uma boa estrutura de sonorização.

A empresa Nota Musical de Teresina nos atendeu muito bem. Tanto na parte estrutural de equipamentos como no atendimento. Destaco aqui o companheiro Miqueas (foto) que além de estar trabalhando como técnico fez uma espécie de sound manager do evento.


O nobre companheiro antes do evento tomou o cuidado de elaborar um esquema que atendesse as duas atrações daquela noite e tudo correu com tranquilidade. Se todos os eventos que participo contassem com esta organização seria muito bom.

O sitema Array foi um Selenium com 8 caixas de cada lado. O evento aconteceu em praça pública e contou com grande presença de publico. O PA e o Monitor contavam com a M7CL que mais uma vez foi um espetáculo.

Vale então a dica para os companheiros... No Piauí vale a pena trabalhar com a Nota Musical... Grande abraço a todos...

24 de jul. de 2009

A banda da semana

A banda Toto que serviu e ainda serve de insparação pra tanta gente ainda mexe com a cabeça da galera. Estarei colocando no blog toda semana uma banda em destaque e gostei muito de começar pela banda Toto.
Amigos que convivem comigo sempre comentam sobre o grupo e as vezes é interessante ver a cara surpresa de quem nunca chegou a ouvir o grupo. E confesso que comigo também foi assim... Foi impactante me deparar com tanta qualidade reunida.



Conheça mais do grupo e o por que do nome...

Criado em Los Angeles no ano de 1976 pelo baterista Jeff Porcaro, já falecido, e pelo tecladista David Paich, ambos músicos de estúdio e que haviam trabalhado com nomes do nível do duo Steely Dan e de Boz Scaggs, o Toto se transformou rapidamente em sucesso, graças à eficiente fusão de elementos do pop/rock com o som progressivo.

O nome da banda nasceu de modo bastante curioso. Quando estavam gravando suas primeiras demos em um pequeno estúdio de LA, Jeff Porcaro, que assistira recentemente o filme O Mágico de Oz, passou a escrever a palavra ‘toto’ nas caixas das fitas gravadas para que estas não se extraviassem. Toto era o cachorrinho de Dorothy, a personagem central do filme, vivida por Judy Garland. Ao ver o nome, o baixista David Hungate explicou aos demais integrantes – Porcaro, David Paich, Steve Lukather (guitarra) e Bobby Kimball (voz) que em latim, ‘toto’ significava ‘total, completo’. Estava escolhido o nome…

O primeiro disco, Toto, veio em 1978 e emplacou de cara os hits Hold The Line e Georgy Porgy. Mas o grande sucesso internacional veio com Toto IV, de 1982, que trouxe como destaques Africa e Rosanna. A partir daí, a banda passou por diversas mudanças na formação, mas sem perder a qualidade. Farenheit, álbum de 1986, deu ao Toto mais dois êxitos estrondosos: as baladas Lea e I’ll Be Over You, já com Steve Lukather assumindo também os vocais.

O Toto seguiu fazendo sucesso e gravando regularmente, até que em 5 de agosto de 1992 o baterista Jeff Porcaro morreu, vítima de ataque cardíaco por reação alérgica a um pesticida que colocara no jardim de sua casa, logo após as gravações do álbum Kingdom of Desire. Depois de uma breve parada, no entando, a banda voltou a trabalhar.

Hoje o grupo é formado por Bobby Kimball (que reassumiu os vocais), Steve Lukather (guitarras, vocais), Greg Phillinganes (teclados), Tony Spinner (teclados) e Simon Philips (bateria, percussão). O baixista Leland Sklar, que durante anos trabalhou com James Taylor, está acompanhando a banda na atual turnê em substituição a Mike Porcaro, que se recupera de um problema de saúde. Em 2006 o Toto lançou um novo disco de estúdio, Falling In Between, inédito no Brasil.
E como o tempo passa... Neste outro vídeo a mesma musica só que com a turma mais "experiente..." pra não dizer mais velha...


21 de jul. de 2009

Um solo pra viajar...

Muito bom ouvir Joe Satriane. Gosto de algumas musicas do guitarrista e destaco essa onde curto muito o som do baixo...

Confira:




Agora escute o japinha tocando a mesma coisa e tire suas conclusões quanto a execução...

Microfones


Neste Artigo da AKG podemos obter um conhecimento sobre o que é o MICROFONE e como utilizar na melhor forma, nele cita por exemplo como funciona os Microfones dinâmicos e os condenser e também como utilizar microfones Dinâmico,Condenser,Omnidirecionais, Hiper-cardióide, Super-cardióide, nele cita exemplos com microfones AKG mais podemos ultilizar com outras marcas basta atribuir um modelo aproximado ao citado no exemplo.
Vale a pena ler este artigo por se tratar de um artigo muito bem ilustrado e bem explicativo.

Link para Download

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Nunca é tarde...

Oi galera... Como nunca é tarde pra começar resolvi estudar um pouco da música. Sempre achei que precisava complementar esse lado da profissão. Ficava a me perguntar se era interessante estudar um instrumento para ter uma percepção melhor durante os trabalhos com sonorização. E então... tomei a decisão

Depois de ouvir muitos conselhos de amigos resolvi escolher o contra-baixo como porta de entrada para música. Ainda não conheço bem as notas mas acredito que não vai demorar muito para tirar um "sonzim"...

Agradeço ao amigo Samir (Vox Dei) que me ajudou a escolher o baixo e a tantos outros que se colocaram a disposição para comigo. Que Deus os abençoe...

Agora é tomar algumas, não... Muitas aulas daqui pra frente. Torçam por mim!

17 de jul. de 2009

O Rappa em Fortaleza

Neste sábado 18/07, a abanda O Rappa estará em Fortaleza em show gratuito no Parque do Cocó. Particularmente gosto da banda e já fui em
alguns shows. Quando passei por Iguatu-Ce na última quarta feira 16 me deparei com a chegada da equipe técnica, onde na ocasião a banda fez apresentação nesta quinta feira.

Detalhe para a carreta que leva os equipamentos da banda pelos shows no Brasil. A turma deve tá ralando muito nessa passagem pelo Ceará.

Estarei neste sábado na Praça Verde do Dragão do Mar onde a dupla ìtalo e Renno fazem apresentação gratuita. Convido a todos para conferir e show da dupla e quem sabe seguir comigo logo depois para o Parque do Cocó, conferir o show d'O Rappa.

16 de jul. de 2009

Passagem de som...

Nesses últimos dias o termo "passagem de som" nunca me pertubou tanto. Em boa parte dos eventos que chego tem sido complicado ter o tempo ideal para realizar um bom trabalho. Dentro da passagem de som estao incluidas duas etapas importantes.

1- Checar todos os canais de áudio, verificando se os sinais chegam sem problemas em seus respectivos canais.

2- Alinhar o sistema de som. Esta sendo a parte mais importante para um tranquilidade na hora do show.

O problema é que na cultura não apenas nordestina, mas no Brasil em grande parte, não há profissionalismo neste aspecto. A briga contra o tempo sempre é o vilão da história.

Mas como tudo na vida não vale a pena se debruçar em preocupação... Segue um vídeo do famoso Jerry Lewis, ajudando um companheiro a testar um mcrofone... Confira...

8 de jul. de 2009

O que é mais rápido?...

Fazer um café ou montar um line array?...



Exemplo de praticidade em um Line Array

7 de jul. de 2009

Shure localiza fábrica de microfones falsificados na China.

O aumento de microfones no mercado nacional como cópias fajutas de microfones conhecidos como o popular SM-58 da Shure tem me causado um grande espanto. Há um certo tempo, acompanhava a evolução de microfones similares que até pareciam os SM 58, lógico que o timbre é totalmente diferenciado... Mas o formato enganava bem... Mas hoje nos deparamos com cópias "reais" dos mic´s SM 58, ou seja, que levam a marca Shure ao redor do mic. Esses microfones que tem aparecido no mercado são bem leves e tem um som bem distante do original 58. Experimentei um Shure fabricado no México e outro de fabricação duvidosa... Minha nossa... quanta diferença...
Resolvi dar uma vasculhada na internet e olhe com que me deparei... Vale a pena conferir:

A Shure Incorporated anunciou que uma grande quantidade de microfones falsificados, que estavam sendo vendidos na índia, foi rastreada até a sua fonte de origem, Easlem Sound Instrument Factory (também conhecida como Xingyou Electronics Equipment Co. Ltd.) em Guangzhou, China.

“Este não é só um problema da Shure, É um problema de indústria de áudio profissional e estamos comprometidos a lutar contra essa atividade criminosa”, disse Sandy LaMantia, Presidente e CEO (Chief Executive Officer) da Shure Inc. “Somos gratos às autoridades chinesas por sua ajuda nessa batalha e continuaremos com nossos esforços na China e no resto do mundo”.Durante meses a Shure trabalhou na China, com detetives particulares e com as autoridades locais para descobrir a localização das fabricas e da central de operações dos falsificadores. Em cooperação com o “Departamento de Ciência e Tecnologia” de Jiangmen e Enping, Shure realizou uma visita à fábrica de Easlem baseada na cidade de Enping, conhecida como “Enping Yi Xing Electronics”, onde obtiveram provas de que a fábrica estava produzindo falsificações dos microfones Shure e de outras marcas.

As punições que serão impostas por parte “Departamento de Ciência e Tecnologia” de Jiangmen ainda estão sendo determinadas. Fotos: Divulgação Shure.comPara saber mais:Visite o site oficial da Shure http://www.shure.com/

6 de jul. de 2009

Locadoras

SONORIZAÇÃO

Tat Som - 0xx85 - 3223.5734 - 8878.8038 - Clebert
Galera, depois de ter um descanço merecido após uma série de shows pela Bahia, pude passar pela Igreja Presbiteriana de Fortaleza que apesar de ser um lugar que gosto de frequentar foi meu lugar de trabalho por cinco anos como técnico.

Foi uma época bacana de aprendizado, não só para a parte profissional como também para a vida.

A IPF como é conhecida comemora 126 anos de fundação. Foi a primeira igreja evangélica em nosso estado. http://www.ipf.org.br/

No domingo a noite tive a oportunidade de operar o culto mais uma vez. Foi bacana rever velhos amigos.